AG FADU: Relatório de Atividades e Contas 2013 aprovado por unanimidade



O Auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa no Estádio Universitário de Lisboa recebeu dia 25 de março, a primeira Assembleia Geral Ordinária, desde a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais. A apresentação e votação dos Regimentos Internos e a discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2013 da FADU foram os principais assuntos da ordem de trabalhos desta Assembleia Geral.

Na reunião estiveram presentes 33 delegados eleitos e designados de diversas instituições de norte a sul do país. Marcaram presença alguns membros dos órgãos sociais, nomeadamente da direção a Presidente, Filipa Godinho, o Administrador, Hugo Carvalho e também os Vice-Presidentes Vanda Guerra, Paulo Neto e Miguel Ferreira. Os três membros do Conselho Fiscal estiveram também presentes, bem como elementos do Conselho de Justiça.

Bruno Barracosa, Presidente de Mesa da Assembleia Geral da FADU, liderou os trabalhos da sessão acompanhado do 1º Secretário, Paulo Figueira e a 2ª Secretária, Filipa Silva.




A assembleia iniciou no ponto de informações, onde a Presidente da FADU transmitiu aos delegados presentes, os aspetos mais relevantes dos primeiros meses de mandato. Temas relacionados com a alteração ao regulamento dos Prémios de Mérito Desportivo, a revisão ao Regimento Jurídico das Federações Desportivas, o balanço da presença portuguesa no FISU Fórum e a candidatura de Coimbra aos EUSA Games 2018, que terá o seu desfecho dia 5 de abril na Assembleia Geral da EUSA, mereceram destaque nas informações.

Filipa Godinho, na sua intervenção, divulgou ainda os números de participação das Fases Finais que vão decorrer já em inícios de abril na Maia, com o total de clubes e equipas confirmadas e destacou a reativação da Newsletter, que se apresenta “mais atrativa e de cariz regular”.

A presidente realçou também a participação da FADU no Congresso Nacional Olímpico, no qual foi consensual a importância da existência de um estatuto de estudante-atleta, a colaboração mantida com o PNED, incluindo o convite à Presidente da FADU para Embaixadora da Ética no Desporto.

Filipa Godinho referiu ainda as duas distinções atribuídas a Portugal pela EUSA, para a Federação Mais Ativa (FADU) e a Melhor Universidade (U.Minho/AAUM) pelas participações, resultados e organizações a nível Europeu em 2013.

Quanto às participações em 2014 a nível dos Campeonatos Mundiais Universitários, estão previstas participações nos dois Mundiais organizados em Portugal, Andebol e Voleibol de Praia, e no Mundial Universitário de Futsal, com seleções de ambos os géneros.

Por fim, a Presidente fez ainda uma referência para o facto de, em abril, a Comissão Médica da FISU reunir em Portugal, tendo como anfitrião o Dr. Carlos Magalhães, membro português desta comissão. Esta iniciativa, com a qual a FADU está a colaborar, trará também a Portugal o Presidente da FISU, Claude-Louis Gallien.

No final da sessão, Filipa Godinho abordou os contactos mantidos com a Secretaria de Estado do Ensino Superior com vista ao Contrato-Programa para 2014. A FADU aguarda ainda a proposta final, na qual se prevê um corte ao nível do financiamento, que certamente condicionará o exercício deste ano, e poderá levar à apresentação em breve de um Orçamento Retificativo. Alguns delegados manifestaram-se apreensivos e em discordância com esta posição da SEES de aplicar um corte no financiamento da FADU.

Já no ponto relativo à aprovação do Relatório de Atividades e Contas, a Presidente destacou que o resultado do exercício e as condições financeiras que se avizinham, trarão dificuldades, no entanto a FADU irá continuar a ambicionar o seu crescimento, nomeadamente através da atividade informal, subjacente numa lógica de contenção.




Bruno Barracosa foi convidado a fazer uma pequena intervenção em jeito de balanço das atividades e contas do exercício de 2013, altura em que ocupava o cargo de Presidente da FADU. Realçou as principais atividades desenvolvidas em 2013, o aumento do número de provas, os resultados a nível internacional, a manutenção do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva e a atribuição da mera Utilidade Pública à FADU, a relação com o Comité Olímpico de Portugal (representado nesta assembleia) e a importância em torno de matérias como o Estatuto Estudante-Atleta.

Após o Administrador da FADU, Hugo Carvalho, ter feito uma apresentação das Contas do exercício, que se enquadram dentro das normas contabilística, Bruno Barracosa usou novamente da palavra para expor os principais fatores que conduziram ao resultado menos positivo do exercício, quer ao nível dos rendimentos, quer dos gastos.




Colocado à votação, o Relatório de Atividades e Contas mereceu o voto favorável por unanimidade dos delegados presentes.

Destacar ainda, nesta assembleia, a aprovação de alterações ao regimento da assembleia geral e a apresentação dos demais regimentos internos, de acordo com as disposições estatutárias.

Em jeito de agradecimento e encerramento, a Presidente da FADU convidou todos os presentes a estarem presentes no dia 27 março na Maia, para os Sorteios e Visita Técnica às instalações das Fases Finais 2014, organizados pela Federação Académica do Porto desejando votos de felicidades para todas as equipas participantes.
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