CNU Judo: Académica de Coimbra faz BIS



O Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Braga, recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Judo, numa organização da Associação Académica da Universidade do Minho. A Associação Académica de Coimbra sagrou-se Campeã Nacional Universitária, seguida pela Universidade Nova de Lisboa e pelo coletivo de Aveiro, no terceiro lugar.

A competição começou pelo feminino, na categoria -48kg, na qual Inês Marques (AEISEC) garantiu o Ouro, após desistência da rival Adriana Nunes (AAUAv) por lesão.

Nos -52kg, Joana Nunes (AEESEnfC), Campeã na época 2011/2012 nos -57kg, garantiu o primeiro lugar no pódio, após vencer Bárbara Alemão (AEESSA). A terceira posição foi partilhada por Maria Rodrigues (AAC) e Amália Carvalho (AAUM).



Já na categoria -57kg, foi Sandra Borges (AAULHT) quem levou a melhor frente a Eunice Santos (AAC), Campeã Nacional Universitária nos -63kg, no ano passado. Teresa Silva (AAC) garantiu o último lugar do pódio.

A categoria dos -63kg foi discutida apenas entre duas atletas, ambas da Académica de Coimbra. Ana Sousa foi mais forte contra Bruna Borges, assegurando, assim, a medalha de ouro.

Na última categoria feminina (+70kg), Ana Azevedo cumpriu a missão de manter a medalha de ouro na Universidade do Porto, seguida por Ana Santos (AEISCAC) no segundo lugar e Sara Queiroz (AEFMH) na terceira posição.

A competição masculina começou com os -60kg, categoria na qual Filipe Lopes (AAC) arrecadou o Ouro e Pedro Candeias (AAUM) a Prata.

Nos -66kg não houve grandes surpresas com João Crisóstomo (AAULHT) a vencer pelo segundo ano consecutivo. João Gameiro (AEIST) garantiu o segundo lugar e a terceira posição do pódio foi partilhada por Joaquim faria (AEFCL) e Tony Ferreira (AAUAv).

Na categoria dos -73kg, foi Filipe Reis (AAC) o vencedor, enquanto José Abreu (NOVA) não foi além da medalha de Prata. Pedro Bernardo (AEFMH) e Eduardo Silva (AAC) terminaram ambos a prova no terceiro lugar.



O combate mais emocionante do dia foi nos -81kg com Tomás Costa (NOVA) a vencer Jorge Fernandes (AAC), Campeão Universitário na época passada na categoria dos -73kg.

Andrei Sandutã (IPLeiria), ao vencer Filipe Rosa (AAC) nos -90kg, assegurou o primeiro lugar do pódio. Thiago Silva (AAUAv) e David Carvalho (AAUAv) levaram para casa a medalha de bronze.

A fechar, os +90kg, com Diogo Silva (NOVA) a ganhar a medalha de ouro, relegando para a segunda posição Ricardo Louro (FACAB), Campeão Universitário na época 2011/2012.

Contas feitas, a Académica de Coimbra é a nova Campeã Nacional Universitária de Judo, com 35 pontos, seguida pelo coletivo da NOVA, com 17 pontos, e a equipa de Aveiro, com um total de 12 pontos.

“Amo mesmo o Judo e isso é o que me motiva a ir todos os dias para o tapete”



João Crisóstomo foi Campeão Universitário pelo segundo ano consecutivo na categoria dos -66kg, em representação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O atleta conquistou também o título de Campeão Europeu Universitário, no ano passado.

“Estes resultados são fruto de muito trabalho do meu clube, dos meus colegas e do meu treinador, que me fazem evoluir todos os dias um bocadinho. Muitas vezes, se eu ganho, é por eles”, justificou João Crisóstomo.

O judoca garante também que “é complicado chegar a casa todos os dias às 22h cansado e ainda ter que estudar e saber que é preciso levantar cedo no dia seguinte”. “A isto chama-se espírito de sacrifico que só é possível pelo gosto que tenho por esta modalidade”, explicou.

“Amo mesmo o Judo e isso é o que me motiva a ir todos os dias para o tapete e dar o máximo em cada treino”, afirma João Crisóstomo.

O atleta da AAULHT está a tirar Desporto, algo que pretende conjugar com o Judo num futuro próximo.

“Quero ser treinador e também fazer alguma investigação neste meio, inovar de alguma forma, descobrir algo que pudesse promover o Judo que, para mim, é dos melhores desportos que existe”, afiançou o judoca.

“A filosofia, a cultura envolvida e as capacidades físicas e cognitivas que o Judo em nós desenvolve fascinam-me”, concluiu o atleta, que tem como objetivo marcar presença nas Universíadas de 2015.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?