CNUs Concentrados Equipas: Três dias de Desporto Universitário em Vila Real



De 15 a 17 de dezembro, Vila Real recebeu os Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados Equipas 2013/2014. Neste formato concentrado, estiveram agrupadas as modalidades de Badminton, Karaté, Karting, Kickboxing, Ténis de Mesa, Tiro com Arco e Xadrez. Esta foi uma organização da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Karaté
O primeiro dia de competições arrancou bem cedo com a componente técnica do Karaté. Ana Cruz da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana e Luís Silva da Universidade do Porto foram os campeões de Kata.

Na vertente Kumite, Filipa Fernandes do Instituto Politécnico do Porto garantiu por mais um ano o título de Campeã Nacional Universitária, desta vez na categoria de -68 kg. Também no feminino, Ana Pinto, colega da mesma instituição, foi a vencedora nos -61 kg.

No masculino, a Universidade do Porto conquistou o ouro em 3 das 4 categorias a concurso, com os atletas, Tiago Moutinho (-60 kg), Flávio Cunha (-67 kg) e Ricardo Carvalho (-75 kg). Nos -84 kg, Jorge Castro da Associação Académica da Universidade de Aveiro fechou os lugares de topo.

Terminada a prova na Nave de Desportos da UTAD, foi tempo de contabilizar os pontos para o título coletivo. Pelo 3º ano consecutivo, a Universidade do Porto venceu o CNU de Karaté, somando 37 pontos. A equipa anfitriã, a Associação Académica da UTAD, foi vice-campeã com 15 pontos e a Academia Militar encerrou o pódio com 13 pontos.


Kickboxing
Também no dia 15 de dezembro, mas no tatami do lado, decorria o Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing na vertente Light Kick. Realizado pela 2ª vez na história da FADU, teve a participação de 67 atletas, 7 femininos e 60 masculinos.

No feminino, Rita Carvalho da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e Filipa Correia da Associação Académica da Universidade de Évora repetiram o título de campeãs conquistado em 2012/13. Entre os rapazes, João Rebelo, da Universidade Nova de Lisboa, e Remi Ferreira, da Associação Académica da Universidade do Minho repetiram também o sabor da vitória nas categorias de -79 kg e +94 kg, respetivamente. Francisco Santos (-57 kg, AAUBI), Vasco Ensinas (-63 kg, AAUBI), Bruno Vicente (-69 kg, IPLeiria), Pedro Vasconcelos (-74 kg, AAUM), Sérgio Santos (-84 kg, AAUBI) e Claidir Rendall (-89 kg, AAUBI) completam a lista de campeões nacionais universitários de Light Kick.

Em maio de 2014, os resultados conseguidos nesta prova vão somar aos resultados de Ringue Low Kick, para definir a equipa que irá vencer o título de campeã nacional universitária da modalidade.


Badminton
Dia 16, foi dia de Badminton na Nave de Desportos, com a participação de 10 equipas, em representação de quatro instituições distintas. Um dia longo, mas com jornadas bastante interessantes a nível competitivo, deram a vitória à equipa da Associação Académica de Coimbra.

Ana Santos, Ana Moura, Diogo Silva e Miguel Pinto, da AAC 1, conquistam a medalha de ouro à AAUM 1, com Joana Amaral, Rita Amaral e Ruben Vieira. Em 3º lugar, ficou a equipa da AAC 2, composta por Margarida Soares, Rita Dias, Rui Mendes e Tiago Veloso.


Xadrez
Noutro ponto do campus da UTAD, a Biblioteca servia de cenário para o Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, na vertente Rápidas, disputada no coletivo e individualmente. Entre equipas, a Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o título coletivo, seguida da equipa da Universidade de Lisboa, em 2º lugar, e da Associação Académica de Coimbra em 3º.

No plano individual, Jorge Ferreira da Universidade do Porto, revalidou o título de Campeão Nacional Universitário. Recorde-se que o atleta representou Portugal nas Universíadas de Kazan, no verão de 2013. Já Rúben Pereira, da Universidade de Lisboa, foi medalha de prata e Luís Silva da AAUM recebeu o bronze.


Ténis de Mesa
Chegado o último dia de competição, a Nave de Desportos da UTAD recebeu a competição de Ténis de Mesa equipas, disputada no feminino e no masculino.

Durante o dia 17 de dezembro, 4 equipas femininas disputaram num grupo único a medalha de ouro. Com três vitórias para a equipa da Associação Académica da Universidade do Algarve, subiam assim ao lugar mais alto do pódio as atletas Andreia Almeida e Miriam Pinto. A derrota frente às algarvias deixava a Universidade do Porto em 2º lugar, formada por Ana Torres e Maria Mateus. A fechar o pódio, ficou a equipa da AAUM, com Marta Henriques e Ana Rita Silva, a vencerem apenas uma partida.

Com 12 equipas no torneio masculino, João Vieira, Rafael Vaz e Miguel Mendes, da equipa da casa, não deixaram o título sair de Vila Real e venceram na final frente à equipa da AAUAlg, composta por Celso Madeira, Diogo Floro e Nuno Fernandes. Em 3º lugar, venceu a equipa da AEISCTE-IUL, formada por João Correia e Miguel Fernandes.


Karting
A tarde era de nevoeiro, chuva e frio intenso no Kartódromo de Vila Real, mas nem estas adversidades impediram a participação de 15 equipas, em representação de cinco instituições, no Campeonato Nacional Universitário de Karting Equipas.

A Universidade do Porto foi a equipa mais rápida deste CNU, composta pelos atletas, Luís Moreira, Ricardo Guedes e Rúben Cerqueira. Em 2º lugar, ficou a equipa do Instituto Politécnico de Leiria, com André Rezende, Carlos Silva e Jorge Baptista ao volante, e em 3º, a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho, composta por Bohdan Arzhanov, João Serra e João Nuno Brito.


Tiro com Arco
A pista de atletismo da Nave de Desportos da UTAD transformou-se para receber o Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco na vertente Indoor. Mais de 20 atletas estão em competição nas provas Recurvo e Compound.

Saíram medalhados de ouro, os atletas Frederico Simões da Universidade de Lisboa, que na época passada conquistou o mesmo título na prova de Outdoor de arco Recurvo, no feminino, venceu Diana Bordalo da Universidade Nova de Lisboa. Da mesma academia, mas na prova de arco Compoud masculino, sagrou-se Campeão Nacional Universitário, o atleta João Almeida.

Terminavam assim três dias de competição, com 7 modalidades em disputa na Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro. Os CNUs Concentrados Equipas 2013/14 foram organizados na cidade de Vila Real e teve a assinatura da Associação Académica da UTAD, em parceria com a FADU.


Todas as fotografias do evento estão disponíveis no FACEBOOK da FADU - Link
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?