Portugal marca presença no 15º CMU de Futsal

 

 

Foi divulgada na passada quinta-feira, 16 de junho, a convocatória oficial das duas seleções universitárias de Futsal (Masculina e Feminina) que irão representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Futsal 2016, que se realiza em Goiânia, no Brasil, de 2 a 10 de julho.

 

O selecionador nacional Jorge Braz convocou 16 estudantes-atletas para cada uma das equipas - Masculina e Feminina – para o estágio de preparação que tem início este domingo, 19 de julho, em Aveiro. Segundo o técnico português este processo de trabalho está inserido numa visão global do futuro da modalidade: “O futsal universitário é um espaço de excelência para o desenvolvimento da modalidade em Portugal! Basta recordar a quantidade de internacionais A que começaram nas seleções universitárias. Na convocatória masculina, por exemplo, muitos atletas são internacionais Sub 19 e Sub 21, ou da seleção B. No conjunto feminino, muitas representam o desporto universitário e já têm como possibilidade imediata chegar à seleção A.” Após a primeira semana de estágio, a lista será reduzida ao número final de 14 estudantes-atletas por seleção.

 

A seleção masculina portuguesa tem um longo historial de participações em Mundiais tendo alcançado em 2008 o título de Campeão Universitário. Na vertente feminina, esta é apenas a quinta vez que o Mundial se realiza e Portugal participou em todas as edições. A seleção feminina já conquistou dois títulos de vice-campeã mundial universitária e um 3º lugar. Para o selecionador Jorge Braz a tarefa deste ano não é fácil: “O Mundial tem uma exigência elevadíssima, alguns países apresentam-se com seleções muito próximas do que são as formações A dos seus países. Do ponto de vista desportivo será uma prova de extrema dificuldade, mas simultaneamente será excelente para testar os níveis de superação destes estudantes-atletas.” Jorge Braz  é prudente e já tem os objetivos bem traçados: “Neste momento temos de nos concentrar em passar as fases de grupos, em ambas as seleções, e ir vendo, etapa a etapa, até onde é possível avançar.”

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU - Federação Portuguesa de Desporto Universitário, encara com elevada expectativa a participação nacional no Campeonato do Mundo Universitário de Futsal 2016: “São seleções que, apesar da média de idades ser baixa, têm um elevado nível de experiência, com jogadores (as) que contam já com várias chamadas às seleções nacionais mais jovens, o que vem comprovar a qualidade dos convocados (as).” Daniel Monteiro não esconde: “espero que consigamos, através destas duas selecções, passar a fase de grupos. Depois, entrando nos jogos a eliminar, tudo será possível!".

 

A comitiva nacional partirá para o Brasil a 1 de julho e a fase de grupos começa a 3 de julho para as mulheres e no dia seguinte para os homens. As finais realizam-se a 10 de julho.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?