Montemor-o-Velho recebe Mundial Universitário de Canoagem

 

Foi apresentada esta terça-feira, na Universidade de Coimbra, a 7ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016, que se realiza de 7 a 10 de junho em Montemor-o-Velho. A competição, a decorrer no Centro de Alto Rendimento, vai contar com a presença de países dos cinco continentes e cerca de 250 atletas.

 

Na seleção universitária portuguesa, divulgada também nesta ocasião, há 24 atletas estudantes (17 homens e sete mulheres) que pertencem a nove instituições de ensino superior, sendo a Universidade de Coimbra, com oito convocados, a que contribui com maior número de atletas que, na esmagadora maioria, residem em permanência no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Francisca Laia é o nome mais conhecido da lista divulgada esta terça-feira, até porque é o único que está já apurado para os Jogos Olímpicos. Existem outros elementos sobre quem recaem muitas expectativas, uma vez que têm bons históricos a nível internacional nas categorias de juniores e sub-23.

 

“É a primeira vez que se organiza em Portugal um Campeonato do Mundo de Canoagem e este evento foi-nos atribuído em condições muito especiais e de urgência. Só a convergência de vários parceiros tornou esta organização possível”, congratulou-se Mário Santos, Presidente do Comité Organizador, aproveitando para saudar a forte união entre Universidade de Coimbra, Federação Académica de Desporto Universitário, Associação Académica de Coimbra, Federação de Canoagem e os Municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra que permitiu trazer o evento para Portugal.

 

Os Mundiais Universitários de Canoagem estiveram inicialmente previstos para o mês de setembro, no México, mas acabaram por ser cancelados e Portugal aceitou o desafio para, em tempo recorde, organizar o evento.

 

Na cerimónia o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Felix, elogiou a capacidade de organização de todos os parceiros e destacou a presença na Seleção Nacional Universitária de alguns dos atletas que fazem parte dos convocados olímpicos que vão estar presentes no Rio de Janeiro, entre eles a estudante do 4º ano de Medicina, Francisca Laia.

 

No discurso de Daniel Monteiro, Presidente da FADU, foi salientado o Mundial Universitário de Canoagem como um evento estratégico. “Encaramo-lo assim porque representa a nossa estratégia de desenvolvimento da prática desportiva associada à formação superior. Defendemos que Portugal e as suas instituições são capazes de promover estas condições aos atletas para a definição de percursos que conciliem a vida académica com o fomento desportivo. Esta é a nossa aposta, é algo em que acreditamos como projeto de futuro.”

 

 

Em termos desportivos, Daniel Monteiro acredita que este é um evento que coloca definitivamente Coimbra no mapa do Desporto Universitário e nele deposita grandes expectativas em termos de resultados. O Presidente da FADU destacou ainda a forte parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem afirmando que é um exemplo de colaboração para outras federações desportivas.

 

Por último, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, deu ênfase ao investimento que a instituição está a fazer a vários níveis para a promoção do Desporto Universitário.“Esta prática representa para nós um ativo importante. Estamos a fazer a recuperação de infraestruturas como o Estádio Universitário e uma série de eventos que permitem dar condições e motivar todos para o desporto. O Mundial de Canoagem é mais um passo nesse sentido.

 

Em jeito de alegoria e aludindo às técnicas da modalidade, João Gabriel Silva afirmou que todos têm de estar alinhados e sincronizados, caso contrário é mais difícil obter resultados. ”Em Coimbra e em Portugal, de uma maneira geral, não somos muito conhecidos por conjugar estas vontades como aconteceu no caso da organização do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, por isso expresso a minha palavra de apreço para a conjugação de esforços e de interesses.”

 

A Cerimónia de Abertura do 7º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016 vai acontecer na terça-feira, 7 de junho, às 18 horas, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. As provas realizam-se entre 8 e 10 de junho.

 

A última participação de Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem foi em Kazan, na Rússia, em 2013, onde se destacou Fernando Pimenta em K1 ao vencer as provas de 500 e 1000 metros.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?