Jogos Universitários Europeus 2018: Números finais

 

A cerimónia de encerramento dos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorreram na cidade de Coimbra, teve lugar no complexo desportivo do Estádio Universitário e fechou oficialmente o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

 

Depois de ser cantado o hino nacional, os representantes das 80 instituições de Ensino Superior presentes desfilaram em representação das suas academias, abrindo o caminho para um grupo de ginastas que deu vida ao espetáculo “Vida Académica”, dividido em várias partes, que pretendeu mostrar, através da ginástica artística, o verdadeiro significado do espírito académico característico da cidade de Coimbra.

 

O secretário-geral dos Jogos Universitários, Mário Santos, abriu a sessão discursiva enaltecendo que o legado material deixado na cidade é bem visível, especialmente no Estádio Universitário. Segundo o próprio, “é agora nossa responsabilidade e dever fazer com o que o legado imaterial prevaleça e que, através dele, se possa construir um mundo melhor através da educação pelo desporto”. Estiveram também presentes e dirigiram algumas palavras de agradecimento e enaltecimento ao evento Adam Roczek, presidente da EUSA (Associação Académica do Desporto Universitário), que considerou estes, “os melhores Jogos Europeus Universitários de sempre”, e Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

A cerimónia terminou com a descida da bandeira da EUSA, ao som do “Gaudeamus Igitur”, cantado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, e com a passagem da mesma para o comité organizador dos Jogos Europeus Universitários 2020, que decorrerão em Belgrado.

 

Organizar os Jogos Europeus Universitários requereu o envolvimento de cerca de 6000 pessoas que, durante meses preparam duas semanas de caráter desportivo e educativo. Este tipo de evento decorreu com a colaboração e ajuda de:  

 

- 4027 Participantes;

- 3293 Atletas;

- 291 Universidades de 38 países;

- 506 Equipas;

- 355 Árbitros (224 organização e 131 equipas);

- 293 Oficiais;

- 141 Chefes de Delegação;

- 299 Treinadores e 73 treinadores-adjuntos;

- 117 Membros do Comité Organizador;

- 249 Membros de Staff;

- 87 Seguranças;

- 25 Membros da Área Média mais a Cruz Vermelha;

- 65 Membros da Área Médica das delegações visitantes;

- 45 Representantes da EUSA;

- 184 VIP’s;

- 159 Media;

- 672 Voluntários; 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?