Comité Executivo da EUSA reúne em Coimbra

Entre os dias 27 e 30, Coimbra recebeu o Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), cidade que vai acolher, em 2018, o maior evento do Desporto Universitário Europeu, os Jogos Europeus Universitários (EUG). A passagem da EUSA por Portugal fica marcada pela apresentação do Progress Report dos EUG 2018 na reunião do Comité Executivo e pela atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários 2017.
A acompanhar os representantes da EUSA, estiveram, da FADU, a Presidente, Filipa Godinho, a Vice-presidente, Vanda Guerra, e o Secretário-geral, Manuel Veloso, da Comissão Organizadora dos EUG 2018, o novo Secretário-geral, Mário Santos, e da Associação Académica de Coimbra, Daniel Nunes.

O evento começou oficialmente na sexta-feira, dia 28, com a receção da comitiva pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, à qual se seguiu o início da reunião de trabalho do Comité Executivo.



Mais tarde, a comitiva almoçou na Universidade de Coimbra, um momento marcado também pela troca de algumas lembranças, entre as quais da FADU à EUSA, seguindo-se uma visita cultural à Reitoria da Universidade de Coimbra e à Biblioteca joanina da instituição.

Durante a tarde, continuou a reunião de trabalho, com destaque para a apresentação do Progress Report relativo aos EUG 2018. Ricardo Morgado, responsável da Comissão de Candidatura, falou das ações feitas nos últimos meses, aproveitando para apresentar o novo Secretário-geral do evento, Mário Santos. Nesta apresentação estiveram também presentes representantes da Câmara Municipal de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra.

À noite, teve lugar no Jardim da Manga, o jantar oficial de receção a todos os convidados, no qual marcaram presença representantes de diversas entidades, nomeadamente, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, e o respetivo Comité Executivo, o Presidente da Comissão de Estudantes da EUSA, Bruno Barracosa, e os respetivos membros, o Chefe de Gabinete e o Assessor de Imprensa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Sérgio Castanheira e Rui Fonseca, respetivamente, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, o Presidente da AAC, Bruno Matias, e um representante do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.



No dia seguinte, foi dada continuidade à reunião de trabalho do Comité Executivo da EUSA, com enfâse nos recentes desenvolvimentos e atividades desde a reunião anterior e na apresentação dos relatórios de várias áreas de atuação: financeira, comissão técnica, comissão médica, comissão de estudantes e comunicação e media.

Foi também feito um balanço dos EUG 2014, que tiveram lugar, este verão, em Roterdão, na Holanda. Representantes do Comité Organizador apresentaram o relatório final da prova, comprovando o sucesso da prova.

Durante a reunião de dois dias, o Comité Executivo da EUSA aprovou também a criação da Comissão de Igualdade de Oportunidades, encabeçada por Aiton Canibe Sanchez, um organismo que terá como principal foco a inclusão, que inclui temas como a igualdade de género, estudantes com deficiência e disparidades no geral.

O Comité Executivo decidiu também, neste encontro, alterar a idade limite dos participantes em CEU e EUG, sendo que, a partir de 2015, estudantes entre os 17 e os 30 anos são elegíveis nos eventos desportivos da EUSA.

No que diz respeito aos CEU, foi confirmado o calendário para 2015, no qual se inclui o Europeu Universitário de Andebol com organização em Braga, pelas mãos da Universidade do Minho e da respetiva Associação Académica.

Destaque ainda para a atribuição dos CEU 2017, com Portugal a vencer a candidatura ao evento de Futebol 11. Com organização conjunta entre a Universidade do Porto e a Federação Académica do Porto, a vitória deixa para trás a Polónia e o Reino Unido.



A fechar a vinda a Portugal, a comitiva da EUSA teve também oportunidade para visitar algumas instalações desportivas que vão acolher os EUG 2018 e ainda explorar os encantos da cidade de Coimbra.

Fotos: EUSA Communications e UC | PIMC
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?