2º EUGames 2014: Grande participação portuguesa em Roterdão

Os Jogos Europeus Universitários 2014, que tiveram lugar em Roterdão, Holanda, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, contaram com uma das maiores participações portuguesas de sempre num evento internacional do Desporto Universitário e do desporto em geral.
Depois da 1ª edição dos EUGames 2012, em Córdoba, Espanha, este ano foi a vez de Roterdão receber o maior evento desportivo concentrado a nível europeu. Durante mais de duas semanas de competição, Portugal fez-se representar, tal como já o havia feito em Córdoba, por mais de 300 participantes, que constituíram 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior portuguesas. O nosso país levou também à Holanda cerca de 40 voluntários e trouxe para casa 5 medalhas: uma de Ouro, uma de Prata e três de Bronze.

Portugal esteve representado nas 10 modalidades em competição por 231 atletas da Universidade de Coimbra/AAC, Universidade do Algarve/AAUAlg, Universidade de Aveiro/AAUAv, Universidade do Minho/AAUM, Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro/AAUTAD, UP – Faculdade de Desporto/AEFADEUP, IPP – Instituto Superior de Engenharia/AEISEP, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Portugal ficou mesmo no pódio dos países com maior número de equipas e estudantes-atletas a participar, a par da Alemanha e da Turquia, destacando-se também por algumas prestações de relevo e respetiva classificação final.


Universidade do Minho/AAUM de Ouro no Andebol

Começando pelas conquistas de lugares de pódio, lugar cimeiro para a equipa de Andebol masculino da AAUM que assegurou a conquista do seu 3º título Europeu Universitário. André Pereira levou a Universidade do Porto à medalha de Prata na competição de Remo (LM 1x). Ao Bronze chegaram Ana Moura (AAC), em Badmínton Singulares Femininos, e também desta instituição, a equipa de Futsal feminino, acompanhadas pela formação de Rugby 7 feminino da Universidade do Porto.

Houve ainda outras participações portuguesas que, apesar de não terem chegado ao top 3, conseguiram posições honrosas para Portugal e para os seus clubes. Destaque para o 4º lugar arrecadado pela equipa de Futsal 7 feminino e de Rugby 7 masculino da U.Porto e para a 5ª posição conquistada no Badmínton, pela dupla Miguel Pinto/Ana Moura (AAC) em Pares Mistos e Rúben Vieira (AAUM) em Singulares masculinos, no Rugby 7 masculino pela NOVA e ainda no Andebol pelo coletivo feminino da U.Porto.


André Pereira (U.Porto) de Prata no Remo

De realçar também o 9º posto garantido por João Pedro Vieira (AAUM) entre os 72 participantes da prova de Ténis de Mesa Singulares masculinos. As equipas de Futsal masculino da Académica de Coimbra e de Voleibol feminino da AEFADEUP asseguraram o 7º lugar da classificação final.

Roterdão foi, durante 17 dias, capital do Desporto Universitário europeu, com a participação de 180 Instituições de Ensino Superior, 277 equipas, perto de 3000 participantes e contando com a ajuda de 200 voluntários na organização.

Quanto a nós, só podemos felicitar as instituições representadas e os nossos estudantes-atletas por todo o empenho e perseverança na representação do seu clube, instituição e do seu país.

Cerimónia de Abertura
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?