7º CMU Voleibol de Praia 2014: Francisco Fidalgo orienta Seleções



A cidade do Porto recebe, este verão, o 7º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia. As Seleções Nacionais Universitárias feminina e masculina vão ser orientadas por Francisco Fidalgo.

A escolha deve-se ao trabalho em parceria entre a FADU e a Federação Portuguesa de Voleibol, que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. Para o técnico esta é uma tarefa que considera ser “um desafio”, que encara com “grande responsabilidade, proporcional à dimensão mundial da competição”.

Depois das prestações portuguesas nas Universíadas de Kazan no ano passado e no Mundial Universitário de 2012, o Selecionador considera que cabe-lhe apenas “escolher os melhores atletas e prepará-los para que obtenham classificações consentâneas com o prestígio do Voleibol de Praia Português”.



Sobre as dificuldades que esperam os portugueses, Francisco Fidalgo não tem dúvidas. “Sabemos que alguns dos nossos adversários, que jogam em grandes competições internacionais da modalidade, em condições próximas do profissionalismo, têm representado as suas universidades também em grandes provas. Estes clubes beneficiam de condições que não temos ainda em Portugal, nomeadamente, no que diz respeito a infraestruturas que permitam a prática ao longo de todo o ano. Por esse motivo, teremos menos tempo de preparação do que essas equipas, certamente”, explica.

Na opinião do Selecionador Nacional, “tem havido um grande crescimento da atenção dada ao Voleibol de Praia dentro do Desporto Universitário, o que contribui para a visibilidade da modalidade e dá mais oportunidades para os nossos atletas competirem ao mais alto nível”.

No que diz respeito à qualidade dos atletas, Francisco Fidalgo acredita que “tem havido um investimento importante da FPV na formação dos praticantes, bem como na multiplicação de competições para jovens, a nível nacional e internacional”. “Esse trabalho tem tido resultados muito interessantes no número e qualidade dos praticantes”, afirma o técnico.

“As prestações relevantes dos nossos melhores atletas, que resultam também do seu enorme empenho pessoal, têm um contributo decisivo na motivação e auto-estima dos novos atletas”, concluiu.



Depois de, no ano passado, a dupla portuguesa Tânia Olveira/Juliana Rosas da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa ter conquistado o Ouro no Campeonato Europeu Universitário, que decorreu também no Porto, as expetativas estão agora numa fasquia alta para as duplas orientadas por Francisco Fidalgo.

O 7º Mundial Universitário de Voleibol de Praia realiza-se de 23 a 27 de julho, com a organização da Federação Académica do Porto, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?