EUSA Awards 2013: Minhotos de ego cheio

A Universidade do Minho/AAUM também foi protagonista nos EUSA Awards 2013 ao conquistar o título de Melhor Universidade Europeia do Desporto Universitário. O título, atribuído pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), deixou orgulhosos os responsáveis minhotos.
Nas palavras do Reitor da Universidade do Minho, “este tipo de galardões são extremamente gratificantes para quem dirige uma instituição, no entanto, são também o reconhecimento do trabalho de muitas pessoas e de uma estratégia institucional que tem vindo a ser concretizada ao longo de vários anos”.

Para António Cunha, “só uma parceria efetiva, com responsabilidades partilhadas e bem definidas, e um grande compromisso da Universidade e da sua Associação Académica permitem alcançar um resultado deste tipo. Há uma grande máquina logística e só o planeamento e o grande profissionalismo e dedicação de todos têm permitido que estes resultados sejam atingido com meios financeiros muito reduzidos”.

Quanto ao futuro, o responsável máximo da instituição não tem dúvidas, “o desporto universitário para além de ser uma área que continuará a merecer especial atenção, está explicitado como uma prioridade do Plano de Ação para o quadriénio 2013-17, aprovado pelo Conselho Geral da Universidade. Esta é uma aposta que faz parte do projeto educativo da UMinho e que esta Instituição quer continuar a ter como fator de diferenciação e de atratividade”.

Já em relação à Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), o Reitor acredita que “estes sucessos ao nível internacional da UMinho/AAUM beneficiaram muito do trabalho da FADU, que tem o devido reconhecimento entre as suas congéneres europeias e de outros países”.

“A FADU orgulha o ensino superior português pelo que quero aproveitar esta oportunidade para aqui deixar, enquanto Reitor da UMinho, um obrigado e o meu reconhecimento público”, acrescenta António Cunha.



Para o Presidente da AAUM, “a conquista deste prémio é a concretização de um sonho antigo e de um objetivo assumido desde há algum tempo, fruto da evolução que o desporto universitário teve na UMinho e do investimento cada vez mais maior de várias direções da AAUM. É um sentimento de orgulho partilhado com todos os atletas, técnicos, dirigentes e ex-dirigentes”.

“Certamente que a AAUM não teria a capacidade de chegar a este nível sem o apoio da Reitoria e a competência dos técnicos da UMinho, mas a Universidade também não teria chegado a este patamar sem um compromisso estratégico e uma entrega muito forte do seu clube, a AAUM”, afirma Carlos Videira.

A expetativa para as próximas competições, para o dirigente da AAUM, “é continuar no pelotão da frente a nível europeu - continuar fortemente representados nas competições internacionais e tentar alcançar os melhores resultados possíveis nas modalidades coletivas e individuais. Mas isso só é possível se alcançarmos bons resultados na competição nacional e é aí que devem estar focadas as nossas atenções neste momento”.

Carlos Videira está certo de que “o desporto universitário vai continuar a ser uma das nossas prioridades, porque já era um dos nossos propósitos eleitorais. Temos conseguido bater records ano após ano e assumido um papel importante nas organizações de provas a nível nacional e internacional. Estamos absolutamente comprometidos com uma melhoria progressiva da nossa performance a estes níveis”.



A U.Minho/AAUM ganha, agora, este título depois de ter conquistado vários pódios em 2013, entre eles, o título de Campeã Europeia Universitária de Andebol masculino e de Vice-Campeã de Futsal feminino. Além disso, o clube arrecadou também 7 medalhas no 3º Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo, nomeadamente, o Ouro pelo atleta Júlio Ferreira e 6 medalhas de bronze.

Recorde-se que este é o 4º ano consecutivo que o prémio de Melhor Universidade vem para Portugal, tendo sido conquistado pela Universidade de Coimbra nos três anos anteriores. Os EUSA Awards 2013 vão ser entregues aos vencedores na 15ª Assembleia Geral da EUSA, em Abril, que terá lugar em Denizli, na Turquia.




Fotografias: Arquivo FADU e RUM
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?