Universíadas Gwangju: Taekwondo com grandes expectativas


“O nosso sonho é chegar a uma medalha”, conta Hugo Serrão, treinador que, juntamente com Pedro Campaniço, vai orientar os oito atletas que vão competir na modalidade de Taekwondo nas Universíadas de Verão 2015 em Gwangju, na Coreia do Sul.

Hugo Serrão descreve o grupo como “atletas jovens, trabalhadores natos, exemplares na capacidade de sacrifício e na dedicação. Alguns fazem parte do top 10 do ranking mundial e encontram-se no Projeto Olímpico”. “Costumam representar a seleção nacional sénior nas mais importantes competições internacionais. Estão muito habituados a estarem juntos e tratam-se como verdadeiros irmãos. A equipa de Taekwondo selecionada é uma verdadeira família”, remata.

A Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho assume algum protagonismo nesta convocatória, com a presença de sete estudantes-atletas, dos quais seis são campeões nacionais universitários das suas categorias e um é vice-campeão. Rui Bragança, Nuno Costa, Mário Silva, Júlio Ferreira, Jean-Michel Fernandes, Ana Coelho e Beatriz Fernandes são os selecionados.

Para Rui Bragança, participar em Universíadas já não é novidade. Conquistou o 5º lugar nas Universíadas de Verão 2011 em Shenzhen, na China, e deseja chegar ao pódio em julho. “Gostei muito de ser convocado e gostava de fazer melhor que em 2011 e, principalmente, ganhar uma medalha que é importante para o ranking mundial”, afirma.

Joana Cunha junta-se à lista de convocados, vinda do Instituto Politécnico do Porto. A estudante-atleta tem uma participação regular no desporto universitário nacional e também é campeã nacional universitária da modalidade (-57kg). Diz-se feliz com a convocatória e espera um “campeonato muito competitivo. Considero que as coreanas são as mais fortes no meu peso, mas espero dar o meu melhor e representar bem o país”.

Portugal já esteve presente com o Taekwondo em anteriores edições das Universíadas, onde a melhor classificação foi o 5º lugar de Rui Bragança. A primeira participação foi em Izmir 2005, repetindo-se em Banguecoque 2007, Belgrado 2009 e Shenzhen 2011. Apenas foi interrompida na última edição em Kazan 2013, pelo facto de não integrar o programa das Universíadas. Sendo até agora modalidade opcional, o Taekwondo irá passar, a partir da próxima edição (Taipé 2017), a integrar o programa obrigatório das Universíadas de Verão.

A competição de Taekwondo decorre entre os dias 7 e 13 de julho, prevendo-se que os primeiros atletas entrem em ação a 9 de julho, nas provas de combates, de acordo com o calendário provisório anunciado (a confirmar).

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol (m), Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, num projeto de participação e seleção dos estudantes-atletas, definido com as respetivas federações desportivas.

Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?