Universíadas Gwangju 2015: Esgrima representada na espada e florete


Muita competitividade e bons resultados são o que esperam os estudantes-atletas de Esgrima que se juntam à missão portuguesa nas Universíadas de Verão em Gwangju, na Coreia do Sul. Entre 4 e 9 de julho, Max Röd, Inês Hermínio e Pedro Macedo, acompanhados pelo treinador Andreas Röd, vão jogar à procura de uma “representação digna” do país.

Max Röd vai participar na disciplina de espada e é já a segunda vez que marca presença nesta competição. O estudante de Direito na Universidade de Sevilha considera “esta participação uma grande oportunidade, uma magnífica experiência, mas também uma responsabilidade de representar dignamente o nosso país”.

Em relação às expectativas, Max responde com ponderação. “Não quero para já marcar um objetivo porque ainda não conheço bem o nível e número de adversários. Mesmo assim, as expectativas são positivas e acredito ser capaz de poder fazer um bom resultado nesta prova”, afirma.

Na variante feminina de espada, Inês Hermínio, campeã nacional universitária em espada, florete e sabre, foi a escolhida. A estudante de Gestão da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) sente “orgulho por poder participar nas Universíadas, representando Portugal e a NOVA. Desde que entrei para a universidade, em 2009, que é um dos meus objetivos participar nesta competição, pelo que é com grande satisfação e realização que, finalmente, vou participar nas Universíadas”.

“Tenho expectativas bastante elevadas para esta competição. Não só a nível de resultados como também a nível das Universíadas em si, como evento marcante que é. Encontro-me no final da época desportiva, no pico competitivo, pelo que espero que os resultados reflitam todo o trabalho desenvolvido”, declara.

A estes, junta-se Pedro Macedo, estudante de Engenharia Civil na Universidade de Lisboa que tem assegurado o título de campeão nacional universitário de florete, em representação da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

Para Pedro, “é um privilégio representar Portugal. Já tenho participado em campeonatos da Europa e do Mundo, mas esta é uma competição um bocado diferente e sinto-me privilegiado por ser convocado. Espero ficar entre os 16 primeiros, classificação similar ao último Europeu, mas vou dar o meu melhor e tentar chegar mais longe”.

“Seria desejável contar com uma equipa mais ampla, mas atualmente contamos com poucos desportistas estudantes universitários. Os atletas contam com alguma experiência internacional e são seguramente capazes de alcançar um bom resultado”, explica Andreas Röd.

Para o treinador, as principais preocupações prendem-se com a “adaptação às 8 horas de diferença de Portugal e ao clima muito húmido e quente” da Coreia do Sul. Ciente dos fatores que podem condicionar a prestação dos atletas, Andreas ambiciona bons resultados.

“Ainda não conhecemos a lista definitiva dos participantes, mas até hoje quase 50 atletas estão inscritos já tanto na espada masculina como feminina e prevê-se um elenco muito competitivo com atiradores de primeiro nível em ambas as competições. Esperamos obter um resultado bastante bom nas duas competições, mas a esgrima depende muito da forma concreta no dia da prova. Espero que Portugal fique representado com dignidade e obtenha alguma alegria”, partilha.

A competição de Esgrima decorre entre os dias 4 e 9 de julho, prevendo-se que os nossos atletas entrem em ação logo a 5 de julho, de acordo com o calendário provisório anunciado (a confirmar).

Portugal tem já um longo historial de participação da Esgrima em Universíadas, sendo uma das modalidades do quadro obrigatório deste evento, com alguns atletas a repetirem várias presenças.

Apesar de nunca ter conquistado medalhas, algumas participações estiveram perto de o conseguir, bem como lograram alcançar lugares de honra, onde se destaca o magnífico 4º lugar por equipas de Espada, obtido na edição de Shenzhen 2011.

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol (m), Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, num projeto de participação e seleção dos estudantes-atletas, definido com as respetivas federações desportivas.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?