Universíadas Gwangju 2015: Estudantes-atletas são modelos de excelência


Os elogios e o reconhecimento ao mérito desportivo e académico dos estudantes-atletas que constituem a delegação portuguesa nas Universíadas de Verão 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul, marcaram a conferência de imprensa e sessão de apresentação que se realizou hoje, dia 18, no Salão Nobre do Palácio das Laranjeiras do Ministério de Educação e Ciência.

O Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, tomou a palavra para passar uma mensagem de responsabilidade aos presentes. “A vós, que são um grupo à parte, o vosso papel é muito importante para o país e para o ensino superior. E é particularmente importante o exemplo de motivação que transmitem aos vossos colegas do ensino superior”, afirma.

Para José Ferreira Gomes, “o ensino superior não é só ensino, é educação, o que significa que pega no estudante como um jovem cidadão e forma-o dentro e fora da sala de aula. E quer-se que esta experiência seja em pleno”.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, aproveitou o momento para reforçar a importância do estatuto de estudante-atleta e para mencionar o trabalho que tem sido feito no sentido de implementá-lo nas instituições de ensino superior. “Queremos deixar alguma coisa mais consolidada para o futuro. Não por uma questão de facilitismo, mas para garantir cada vez mais condições para que os nossos bons atletas tenham a possibilidade de se integrarem no ensino superior”, explica.

Terminou com o reforço da mensagem do colega de Governo, defendendo que “a juventude precisa de modelos e de heróis e vocês são uma referência para os vossos colegas. São jovens que acreditam e trabalham e é disso que o país precisa”.

Por fim, a presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Filipa Godinho, congratulou todos os presentes por “serem um exemplo do grande desafio que é conciliar um percurso académico e um percurso desportivo de excelência e por terem alcançado esta oportunidade de representar o nosso país ao mais alto nível”.



Aproveitou ainda para agradecer ao Ministério da Educação e Ciência/Secretaria de Estado do Ensino Superior, à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude/Instituto Português do Desporto e Juventude, às várias instituições de ensino superior, ao Comité Olímpico de Portugal, às Federações Desportivas, aos parceiros e promotores, técnicos e dirigentes que contribuem para o sucesso da participação portuguesa nas Universíadas.

Informou também em primeira mão que, este ano, o porta-estandarte da delegação portuguesa vai ser Rui Bragança, atleta de Taekwondo. O estudante de Medicina na Universidade do Minho não esteve presente na sessão de apresentação por ainda se encontrar em Baku, onde há dois dias conquistou o ouro na categoria -58kg nos I Jogos Europeus.

Ainda sobre o estatuto estudante-atleta, a também chefe da missão portuguesa apelou aos presentes para serem porta-vozes desta causa nas suas salas de aula, sensibilizando os professores, “porque já temos muitos reitores e presidentes de instituições de ensino superior que enquadram este estatuto”.

Na sessão de apresentação da delegação portuguesa contou também com a presença dos presidentes da Confederação do Desporto de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal. Da delegação portuguesa, estiveram presentes cerca de 20 atletas-estudantes e treinadores, assim como alguns oficiais.

O primeiro grupo a partir é o de andebol. A Seleção Nacional Universitária segue para Macau, dia 24, para um estágio de preparação para as Universíadas.

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol (m), Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, num projeto de participação e seleção dos estudantes-atletas, definido com as respetivas federações desportivas.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?