CEU Voleibol de Praia: Duplas da U.Porto obtêm bons resultados


A Universidade do Porto (U.Porto) conquistou o 6º lugar e o 10º lugar no masculino e feminino, respetivamente, do Campeonato Europeu Universitário (CEU) de Voleibol de Praia que decorreu entre 16 e 21 de junho em Lanarka, no Chipre.

As duplas feminina e masculina, orientadas pelo treinador Tiago Ribeiro, começaram logo a competição no dia 17. Ana Isabel Monteiro e Rosa Couto ficaram colocadas no grupo D, onde enfrentaram equipas de Viena (Áustria), Tessália (Grécia), Konstanz (Alemanha) e UCLAN (Chipre). Na fase de grupos acumularam duas vitórias, por 2-0, frente ao Chipre e à Grécia, e duas derrotas com a Alemanha (2-0) e com a Áustria (2-1).

Após a fase de grupos, a dupla portuguesa teve ainda mais quatro jogos, voltando a vencer dois e a perder outros dois. Começou com uma derrota frente a uma equipa polaca (2-0), mas recuperou depois no jogo com uma equipa do Chipre (2-0) e com o Reino Unido (2-1). Na disputa pelo 9º e 10º lugar, a dupla da Letónia foi a mais forte de um jogo renhido e venceu por 2-1 (22-20, 16-21, 15-10).

O modelo competitivo escolhido pela organização alterou as regras e a dupla portuguesa perdeu a “2ª oportunidade” que anteriormente teria, se perdesse, para alcançar ainda um lugar na final. Por isso, foram remetidas para competir por lugares mais abaixo da tabela. Ana Isabel Monteiro e Rosa Couto terminaram assim a meio da tabela classificativa, conquistando o 10º lugar num total de 18 participantes.



Tiago Ribeiro afirma que “na fase de grupos a equipa feminina teve uma boa prestação frente a equipas fortíssimas, entre as quais a Alemanha (3ª classificada) e Áustria (2ª classificada). Conseguimos, assim, arrecadar uma boa classificação para a fase a eliminar. Porém o sorteio não ditou muita sorte e cruzámos com uma das candidatas ao título. Porém o 10º lugar alcançado é uma posição que dignifica o nome da U.Porto, embora tenhamos clara noção que poderíamos ter chegado a um lugar mais cimeiro”.

No masculino, Francisco Fabião Rocha e Fernando Silva foram mais longe, fazendo uma boa prova, apesar da lesão de Francisco no último jogo da fase de grupos. Nesta fase, a dupla portuguesa perdeu com a alemã, de seguida ganhou à equipa grega e terminou com uma derrota frente à Áustria.

Nos 16-avos de final, venceu uma equipa inglesa (2-0), apurando-se para os oitavos de final. O jogo muito renhido com os rivais espanhóis de Almeria acabou por dar a vitória aos portugueses, que venceram os dois primeiros sets por 24-22 e 22-20. Seguiram-se ainda as provas frente à Polónia, onde perdeu 2-0, e frente à Áustria

Por fim, na decisão entre quem seria 5º e 6º classificado, estavam em prova a dupla portuguesa e uma dupla suíça. Os resultados 21-14 e 21-17 deram vantagem à equipa suíça que conquistou assim o 5º lugar. Francisco Rocha e Fernando Silva alcançaram o 6º lugar num total de 23 participantes.



Para o treinador, “a dupla masculina superou todas as expectativas e com uma excelente prestação em alguns jogos, tendo sido este um dos melhores lugares que a U.Porto alcançou em competições internacionais da modalidade. Melhor só mesmo dois 5ºs lugares e um 3º lugar atingidos há alguns anos atrás”.

“As equipas estão de parabéns, não só pelos resultados alcançados mas também pelo ambiente que conseguiram proporcionar dentro da comitiva ao longo dos sete dias que fez com que esta experiência tenha sido esplêndida e com vontade de ser repetida em futuras edições. De referir ainda a boa dinâmica e espetacularidade que a organização do torneio recriou e que fez com que a experiência fosse ainda mais fantástica”, conclui Tiago Ribeiro.

Fotografias: U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?