Universíadas de Verão 2015: Seleção de Andebol participa pela primeira vez e já conhece adversários


A seleção nacional universitária de Andebol masculino, atual Campeã Mundial Universitária, vai marcar presença, pela primeira vez, na 28ª edição das Universíadas de Verão, que vão decorrer de 3 a 13 de julho, em Gwangju, na Coreia do Sul. A equipa, liderada pelo também selecionador da Federação de Andebol de Portugal, Rolando Freitas, conheceu hoje, dia 13, os seus adversários no sorteio que teve lugar na cidade anfitriã.
A habitual presença portuguesa nas Universíadas de Verão vai, este ano, ser complementada com a participação coletiva no Andebol masculino. A delegação portuguesa é, este ano, chefiada pela presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Filipa Godinho.

“Depois de, nos últimos anos, não ter sido possível o enquadramento de uma modalidade coletiva nas delegações às Universíadas de Verão, este ano, após o título da modalidade de Andebol universitário masculino, surgiu novamente a oportunidade, que será certamente um estímulo para os desportos universitário e federado trabalharem lado a lado no cumprimento da importante missão do desenvolvimento desportivo nacional”, afirma a presidente.

A modalidade tem ganho expressão em Portugal e a nível universitário também. Após a organização do Campeonato Mundial Universitário de Andebol, em 2014, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Universidade do Minho (UM) vão voltar a organizar, em Braga, um campeonato universitário da modalidade – Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015 (de 2 a 9 de agosto).

A equipa vai ser acompanhada pelo selecionador da Federação de Andebol de Portugal, Rolando Freitas, que conta com Luís Monteiro e Gabriel Oliveira como treinadores adjuntos.



“A oportunidade de participar num dos maiores eventos desportivos internacionais tem que ser valorizada e vista, em função do crescimento que a modalidade tem tido no nosso país em geral, e ao nível da sua prática e popularidade universitária, em particular. O Andebol é tradicionalmente uma modalidade praticada por muitos alunos universitários, com elevados níveis de formação académica. Faz por isso, todo o sentido que Portugal possa estar representado com a sua melhor seleção universitária, e é para nós um orgulho termos essa primazia”, explica Rolando Freitas.

O sorteio que decorreu hoje, dia 13, em Gwangju, ditou o destino de Portugal, colocando-o no Grupo B juntamente com a República Checa e o Japão. Para Rolando Freitas, o título de campeão mundial é um fator relevante para os adversários e motivador para a equipa portuguesa. “Portugal irá encarar ambos os jogos, e os seguintes, com a ambição de fazer uma boa prova e colocar-se em condições de regressar contente ao nosso país”, deseja o selecionador.



Nos restantes grupos da competição ficaram: Grupo A – Coreia do Sul, Sérvia, México e Estados Unidos da América; Grupo C – Brasil, Hungria, Suíça e Israel; Grupo D – Rússia, Turquia e Lituânia.

A delegação portuguesa vai ainda participar nas modalidades de Ginástica, Atletismo, Remo, Esgrima, Taekwondo, Judo, Natação, Ténis de Mesa e Tiro com Arco.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?