EUSA Awards 2014: FADU é, de novo, a Federação Mais Ativa

A FADU foi considerada a Federação Mais Ativa da Europa pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA). Este é o 2º ano consecutivo que a FADU recebe esta distinção e representa, mais uma vez, o culminar de muito esforço e trabalho, não só da federação, mas essencialmente dos seus Clubes, premiando o país que mais se destaca em termos de organização e participações em eventos da EUSA.

Depois de um ano em cheio, este prémio é o reflexo da contínua participação ativa da FADU e dos Clubes nos eventos da EUSA. De realçar que Portugal fez-se representar em 2014 na 2ª edição dos Jogos Europeus Universitários em Roterdão (Holanda,) nas 10 modalidades em competição, por 231 atletas da Universidade de Coimbra/AAC, Universidade do Algarve/AAUAlg, Universidade de Aveiro/AAUAv, Universidade do Minho/AAUM, Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro/AAUTAD, UP – Faculdade de Desporto/AEFADEUP, IPP – Instituto Superior de Engenharia/AEISEP, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Ao todo, foram mais de 300 participantes, que constituíram 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior portuguesas. O nosso país levou também à Holanda cerca de 40 voluntários e trouxe para casa 5 medalhas: uma de Ouro, uma de Prata e três de Bronze.



A par da Alemanha e da Turquia, Portugal foi dos países com maior número de equipas e estudantes-atletas a participar, destacando-se também por algumas prestações de relevo e respetiva classificação final.

Além destes números, importa destacar o papel de acompanhamento e enquadramento da FADU, na preparação das comitivas portuguesas presentes nos EUGames. Portugal foi dos poucos membros da EUSA que estiveram presentes na visita de inspeção, em maio, que antecedeu os Jogos em Roterdão.

Já no mês anterior, em abril, a delegação da FADU participou na Assembleia Geral da EUSA, que incluiu a Conferência e a Gala Anual, evento onde foi anunciada a atribuição da organização à Candidatura de Coimbra aos Jogos Europeus Universitários 2018.



Mais perto do final do ano, Portugal recebeu em novembro a reunião do Comité Executivo da EUSA, que aproveitou a presença em Coimbra para conhecer de perto os avanços na organização dos Jogos Europeus Universitários de 2018.
Para Filipa Godinho, Presidente da FADU, esta notícia é recebida “com grande orgulho” no revalidar do “forte desempenho do Desporto Universitário Português ao nível Europeu”. “Este ano, com um significado especial, pela celebração dos 25 anos da FADU. Certo é, que foram anos fundamentais, para conseguirmos ter hoje este forte papel internacional, com a liderança de rankings europeus e que são a base para mais êxitos nos próximos anos", refere a Presidente da federação.

O prémio de Melhor Fotografia do Concurso da Comissão de Estudantes da EUSA, atribuído anualmente, fala igualmente português, pois foi entregue a Nuno Gonçalves, fotógrafo que acompanhou a comitiva de Andebol masculino da Universidade do Minho. Esta foi a fotografia vencedora:


Nuno Gonçalves/EUSA Best Photo 2014
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?