Universíadas Gwangju 2015: FADU assume Chefia de Delegação



De 3 a 14 de julho, Gwangju, na Coreia do Sul, será a cidade anfitriã do 2º maior evento multidesportivo do mundo. Ao todo estarão 21 modalidades em competição na 28ª edição das Universíadas de Verão, com uma estimativa de 20.000 participantes, incluindo atletas e oficiais, oriundos de 170 países. Este evento é organizado sob a égide da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).

Faltam pouco mais de 160 dias para arranque oficial das Universíadas, mas a preparação da delegação portuguesa já começou há alguns meses, com o trabalho contínuo com as diversas Federações das modalidades que compõem o programa do evento. Foram também sinalizados vários atletas que brevemente serão anunciados numa pré-seleção, após a publicação dos Critérios de Seleção, que estão a ser ultimados com as respetivas federações desportivas.
Devido à necessidade de um envolvimento precoce e permanente na preparação da Missão Portuguesa a Gwangju 2015, a Chefia de Delegação será conduzida pela Presidente da FADU, Filipa Godinho. Esta foi uma decisão motivada sobretudo pela indefinição ao nível de financiamento, que coloca naturais constrangimentos e atrasos na definição, planeamento e execução do projeto.

De destacar também a parceria do Comité Olímpico de Portugal neste projeto, à semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, um envolvimento que solidifica a missão portuguesa às Universíadas, dentro do quadro de desenvolvimento desportivo nacional e do alto rendimento. Esta parceria estende-se à presença na delegação de um oficial em representação do COP.

Entretanto, a FADU recebeu a confirmação, por parte da FISU, da participação de Portugal na competição de Andebol masculino, tendo em conta que somos atuais Campeões Mundiais Universitários, título conquistado em agosto de 2014, em Guimarães. No entanto, a participação tanto no Andebol, como nas restantes modalidades, estará dependente da viabilidade financeira para o efeito.

No quadro de honra, Portugal conta já com 28 medalhas em Universíadas: 10 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze. O Atletismo subiu mais vezes ao pódio, em 18 ocasiões. O Judo por 5 vezes, a Canoagem e a Natação em 2 ocasiões e a Ginástica em 1, fecham as modalidades medalhadas. Algumas destas medalhas foram conquistadas ainda antes da fundação da FADU.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?