SNU de andebol já é conhecida


São 16 estudantes de sete instituições de ensino superior, orientados pelo selecionador da Federação de Andebol de Portugal, Rolando Freitas, que vão protagonizar a primeira participação de Portugal na modalidade de andebol nas Universíadas de Gwangju, na Coreia de Sul, de 3 a 14 de julho.

Pedro Marques, estudante-atleta da Universidade do Porto, é um dos nomes da lista de convocados. “O grupo de convocados tem jogadores que garantem muita qualidade não só desportiva como humana. A grande maioria conhece-se bem e já fez um percurso juntos ao longo das seleções jovens. Vai ser uma experiência muito enriquecedora para todos”, defende aquele que foi nomeado melhor atleta no Campeonato Mundial Universitário da modalidade em 2014.

Portugal não é desconhecido nas provas internacionais e sagrou-se, na época passada, Campeão Mundial Universitário de andebol. “O facto de sermos os atuais campeões do Mundo Universitários abre boas expectativas para esta grande competição. Obviamente que são competições distintas e que o facto de o último Mundial Universitário ter sido em Portugal foi uma boa ajuda para a conquista do título, mas penso que temos condições e qualidade para fazer uma grande prova, até porque não vejo outra forma de estar no desporto, vamos dar o nosso melhor para vencer a competição” exalta Pedro Marques.

A Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho venceu, no passado mês de abril, pela sétima vez consecutiva o campeonato nacional universitário. É, por isso, a instituição de ensino superior mais representada nesta convocatória. De Braga e Guimarães vão então Bruno Dias, Fábio Antunes, Hugo Rosário, Miguel Sarmento, Nuno Rebelo e Nuno Silva.

A Universidade do Porto apresenta-se com os atletas Alfredo Quintana, Carlos Santos, Manuel Borges e Pedro Marques. Do norte foram também chamados Vasco Santos do Instituto Politécnico do Porto, e Hugo Santos do Instituto Superior da Maia.

Belone Moreira e Pedro Sequeira, da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Siqueira da Universidade Lusófona de Humanidades e Teconologias, e David Pinto da Universidade de Lisboa fecham a lista de convocados.

A SNU tem prevista a realização de um estágio de preparação em Macau, na última semana de junho, antecedendo a chegada a Gwangju, onde iniciará a competição a 6 de julho.

Quando anunciada a participação portuguesa na modalidade de andebol, o selecionador da Federação de Andebol de Portugal, Rolando Freitas, defendeu que “a oportunidade de participar num dos maiores eventos desportivos internacionais tem que ser valorizada e vista, em função do crescimento que a modalidade tem tido no nosso país em geral, e ao nível da sua prática e popularidade universitária, em particular”.

“O Andebol é tradicionalmente uma modalidade praticada por muitos alunos universitários, com elevados níveis de formação académica. Faz por isso, todo o sentido que Portugal possa estar representado com a sua melhor seleção universitária, e é para nós um orgulho termos essa primazia”, acrescentou.

O sorteio que decorreu, no passado mês de abril, em Gwangju, paralelamente à visita de inspeção, colocou Portugal no Grupo B juntamente com a República Checa e o Japão.

Nos restantes grupos da competição ficaram: Grupo A – Coreia do Sul, Sérvia, México e Estados Unidos da América; Grupo C – Brasil, Hungria, Suíça e Israel; Grupo D – Rússia, Turquia e Lituânia.

A SNU de andebol masculina estará em Gwangju integrada na delegação portuguesa, liderada pela presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Filipa Godinho, e vai participar também nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?