CNU Orientação: U.Porto vence masculino e coletivo e NOVA ganha ouro feminino
A Universidade do Porto (U.Porto) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) foram os clubes vencedores do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Orientação que decorreu ontem, dia 28. A cidade invicta venceu o ouro no masculino e no coletivo e a NOVA assegurou o título no feminino. A prova foi integrada no GPO RA4, organizado pelo Clube de Orientação do Centro, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
30 participantes encontravam-se em Pedrogão para competir pelo título de campeão nacional universitário de orientação. Os estudantes-atletas das Associações Académicas da Universidade de Évora (AAUE) e da Universidade do Minho (AAUM), assim como o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a U.Porto tinham uma responsabilidade acrescida de conquistar o título coletivo para o seu clube.
Foi Vera Alvarez, da NOVA, quem terminou primeiro a prova. Com o tempo de 1:32,54 conquistou o título de campeã nacional universitária. Seguiu-se-lhe Ana Carolina Delgado, da U.Porto, com 1:40,03 e, aos 1:50,36, Joana Fernandes, da AAUM.
No masculino, Tiago Leal foi mais rápido e aos 1:36,03 venceu o individual masculino. Alfredo Gualdino da AAUE chegou às 1:51,23 e, por último, Daniel Catarino, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) (1:57,55).
A U.Porto voltou a subir ao topo do pódio, desta vez no coletivo que, com 324,12 pontos, conquistou o título que era detido pela AAUE. Esta, por sua vez, desce para a 2ª posição e sagra-se vice-campeã com 307,79 pontos. Por último a AAUM desce também uma posição, em relação à época transata, e vence o bronze com 259,70 pontos.
A prova foi organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, o Clube de Orientação do Centro e o Regimento de Artilharia 4 (RA4).