CNU Corta-Mato: Universidade do Porto de Ouro
A Universidade do Porto (UPorto) voltou aos ouros no atletismo, desta vez na modalidade de Corta-Mato Curto. O Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, acolheu, no passado dia 7 de março, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) desta modalidade, integrado no programa do Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar e nos Campeonatos Absolutos de Corta-Mato Curto. A prova organizada pelo Instituto Politécnico da Guarda reuniu 36 mulheres e 25 homens na disputa dos títulos universitários, este ano com classificação coletiva mista.
Nos femininos, o pódio foi preenchido com equipas do Norte, mas foi Daniela Cunha, representante da UPorto, a primeira a chegar à meta com o tempo 13:28. Seis segundos depois, surgiu a atleta da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Joana Costa, e aos 14:01, foi a vez de Catarina Gonçalves da AA da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).
A disputa nos masculinos foi mais renhida e uns meros quatro segundos decidiram quem liderava a tabela e quem levava o bronze. João Cruz da UPorto cruzou a meta com 11:51, seguido de Rúben Silva da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana que demorou apenas mais dois segundos (11:53). Por fim, José Neves, conquistou o bronze para a Associação de Estudantes do ISCTE (AEISCTE-IUL) com a marca de 11:55.
A UPorto volta a liderar também no prémio coletivo, acumulando 8 pontos, deixando a AEISCTE-IUL em 2º lugar, com 12 pontos, e a AAUM em 3º com 14.