Minho pronto para receber Campeonatos Nacionais Universitários de 2015



Foi com um desejo de boa sorte aos cerca de 2300 estudantes-atletas que as entidades organizadoras apresentaram oficialmente as Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s 2015) hoje, dia 8, no Instituto de Design, em Guimarães. O momento serviu ainda para realizar os sorteios e a visita virtual às instalações. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Universidade do Minho (UM), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e as Câmaras Municipais de Braga e Guimarães deram o pontapé de saída para a competição que vai decorrer de 19 a 26 de abril nestas cidades.

O presidente da AAUM, Carlos Videira, abriu a cerimónia com a apresentação das instalações desportivas que vão acolher as várias modalidades disputadas. Num breve discurso, explicou as motivações desta organização. “Procuramos promover o nome da AAUM e da UM, mas também o das cidades de Braga e Guimarães, que são assim dinamizadas a nível social e económico pelos participantes”, afirma.

“A parceria AAUM/UM tem dado frutos”, explica o dirigente, relembrando a atribuição do prémio de Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário em 2013, pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), e a organização de vários eventos, como o Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2014 e o Campeonato Europeu Universitário da mesma modalidade que se vai realizar este ano, em agosto.

Os CNU’s 2015 vão ainda contar com a primeira edição da Gymcup – Triatlo Indoor, atividade organizada pela FADU, integrada no Programa Nacional de Desporto Para Todos da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. “Esperamos que, por ser o seu ano de lançamento, tenha um destaque especial e tenha sucesso para continuar a crescer nos próximos anos”, defende a presidente da FADU, Filipa Godinho.

Filipa Godinho aproveitou ainda para relembrar os 25 anos da FADU, marco que dá o mote a vários momentos de discussão e debate sobre o desporto universitário.

A Câmara Municipal de Braga, representada pela Vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, destacou o desempenho da UM na organização de eventos que dinamizam a cidade. “A UM tem-nos dado um grande exemplo na organização de eventos e habituou-nos a um grande nível de exigência. Estamos certos de que esta trilogia – UM/AAUM, CM de Braga e de Guimarães – vai fazer destes CNU’s, os melhores de sempre”, exaltou.

Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, iniciou o seu discurso com a referência ao local desta cerimónia – Campus de Couros – que é “novo e sem muros”, com planos de expansão. Realçou também a parceria entre as duas cidades e a qualidade das instalações desportivas. “São duas cidades vizinhas, duas cidades irmãs que querem fazer destes os melhores CNU’s. Algo que é possível, não só porque sabemos receber, mas também porque hoje disponibilizamos aos cidadãos um conjunto de infraestruturas notáveis que ajudam em muito a alta performance desportiva”, afirma Amadeu Portilha.

O Vice-Reitor da UM, José Mendes, encerrou a apresentação oficial com uma mensagem motivadora ao investimento no desporto universitário. “O desporto universitário é um dos melhores investimentos que se fazem na área do desporto. Os CNU’s representam um nível de maturidade da FADU e são um reconhecimento da excelência da UM, da excelência nos resultados desportivos, quer pelos títulos nacionais, quer pelos internacionais, e da excelência da organização”, exalta.

Em jeito de despedida, todos desejaram boa sorte aos participantes e que seja uma jornada de desporto e festa.

Em jogo vão estar as modalidades de Andebol f/m, Atletismo ar livre f/m, Basquetebol f/m, Corfebol misto, Escalada dificuldade f/m, Futebol 11 m, Futsal f/m, Hóquei em Patins f/m, Judo f/m, Kickboxing Lightkick f/m, Rugby 7s f/m, e Voleibol f/m.

Os apurados destas competições garantem lugar nos campeonatos europeus universitários.

Mais info:
https://www.facebook.com/cnu2015.fadu
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?