Universíadas de Inverno voltaram a ver a bandeira de Portugal

 

No dia em que a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal) assinou 29 anos, uma edição das Universíadas de Inverno voltou a ver a bandeira de Portugal hasteada. 24 anos depois da última participação, Ricardo Brancal vai representar o desporto universitário português.

 

A cerimónia de abertura, que decorreu no dia 2 de março, contou com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A Arena de Gelo Platinium recebeu a cerimónia de abertura da 29ª Universíada de Inverno.

 

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da FADU, Daniel Monteiro e o chefe da missão e vice-presidente da FADU, Pedro Castro. O atleta e o técnico nacional (e também Diretor Técnico Nacional da Federação de Desportos de Inverno partiram de Lisboa na madrugada de domingo, estando já em Krasnoyarsk a preparar a participação nacional.

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na cerimónia de abertura que “os milhares de atletas vão demonstrar a sua perícia, velocidade, poder, resistência e vontade de vencer, o que, em conjunto com um forte caráter e respeito pelos adversários vão gerar uma competição que ficará para ser nas vossas memórias”, sendo assim “mais um capítulo brilhante na história do Desporto Universitário”.

 

Já o presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin, mostrou-se satisfeito por ver a Rússia receber pela primeira vez uma Universíada de Inverno.

 

Portugal volta a marcar presente neste evento, que foi oficialmente aberto no dia do 29º aniversário da FADU, marcando assim da melhor forma este regresso, 24 anos depois da última participação com as cores nacionais.

 

 

Para além do desfile na cerimónia de abertura, a bandeira de Portugal também já foi hasteada na aldeia olímpica. Esta missão é coordenada pela FADU e conta com o apoio da Federação de Desportos de Inverno.

 

Com 58 países participantes, o Afeganistão abriu o desfile das bandeiras, com a Rússia a encerrar o evento, com uma comitiva de 293 estudantes-atletas. Mais de 1700 estudantes-atletas vão participar nesta Universíada, que decorre até 12 de março. Portugal participa no Slalom e Slalom Gigante com Ricardo Brancal.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?