24 anos depois, Portugal volta a uma Universíada de Inverno

 

Portugal vai voltar a marcar presença numa Universíada de Inverno, entre os dias 2 e 12 de março, em Krasnoyarsk, na Rússia. Ricardo Brancal vai participar nas provas de Slalom e Slalom Gigante, numa missão coordenada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em parceria com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal.

 

Ricardo Brancal tem atualmente 22 anos e é campeão nacional absoluto e campeão nacional universitário de Esqui Alpino. O atleta da Covilhã terminou a 17 de fevereiro a participação no Campeonato do Mundo de Esqui Alpino.

 

Atualmente a frequentar o mestrado em Engenharia Biológica, no Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lisboa, Ricardo Brancal licenciou-se na Universidade da Beira Interior, onde se sagrou várias vezes Campeão Nacional Universitário de Esqui Alpino. 

 

O esquiador português vai participar na prova de Slalom Gigante no dia 8 de março e na prova de Slalom no dia 11 de março. O estudante-atleta Ricardo Brancal aponta ao top50 desta Universíada, apesar de "reconhecer o elevado nível competitivo deste evento" e as condições de treino dos adversários. 

 

 

A missão coordenada pela FADU será chefiada pelo vice-presidente, Pedro Castro e terá como técnico o Diretor Técnico Nacional da Federação de Desportos de Inverno, Sérgio Figueiredo. O presidente da FADU, Daniel Monteiro vai também acompanhar de perto a competição, tendo em conta que esta é apenas a segunda participação de Portugal desde que a FADU foi fundada.

 

Para o presidente da FADU, Daniel Monteiro, esta é uma participação histórica, “não só por aquilo que representa Portugal regressar a uma competição como esta 24 anos depois, mas também pela importância que esta assume no desenvolvimento desportivo do atleta em questão”.

 

A partida da comitiva nacional está agendada para o dia 4 de março e o regresso apontado para o dia 12 de março.

 

Universíada de Inverno junta 3000 estudantes-atletas

 

Krasnoyarsk, na Rússia, vai receber 3000 estudantes-atletas entre os dias 2 e 14 de março, na maior competição multidesportiva de Inverno do desporto universitário. A Universíada de Krasnoyarsk vai contar com 11 modalidades.

 

A cidade de Krasnoyarsk, na região da Sibéria, vai registar durante os dias da competição uma temperatura média a rondas os 25 graus negativos.

 

Portugal participou duas vezes nas Universíadas de Inverno, uma delas ainda antes da fundação da FADU. Rosa Lã participou em 1966, em Itália, no Downhill, enquanto Pedro Flávio participou em 1995, já sob a égide da FADU, em Espanha, também em Slalom e Slalom Gigante.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?