SNU de Andebol parte para estágio com adversários já conhecidos

 

 

A Seleção Nacional Universitária de Andebol masculina vai começar no dia 18 de julho o estágio de preparação para o Campeonato Mundial Universitário, que se disputa entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, em Rijeka, na Croácia.

 

A equipa nacional conheceu já o sorteio, estando assim integrada no grupo A, onde vai defrontar as equipas da Croácia, do Egito, da República Checa e da Lituânia. Para o selecionador nacional universitário, Nuno Silva, “o grupo parece-me o mais forte da competição, pela tradição histórica das equipas na modalidade”.

 

Nuno Silva aponta a “Croácia como uma das grandes potências mundiais do andebol” e o Egito como “a melhor seleção africana de forma consecutiva”, reconhecendo que os países da zona do Báltico colocam sempre dificuldades acrescidas.

 

Ainda assim, o Selecionador Nacional Universitário considera que Portugal tem um grupo que vai lutar “para fazer o melhor possível” e que “a experiência internacional que já existe nalguns jogadores pode ser uma ajuda”, numa competição onde “vão experienciar diferentes formas de abordar o jogo”.

 

O grupo vai “partir” para estágio no dia 18 de julho, em Guimarães, numa parceria com a Universidade do Minho, estando reunida até ao dia 25 de julho, com interrupção pelo meio. Para o estágio foram convocados 15 estudantes-atletas, dos quais sairá uma lista final de 14, que vão ter a oportunidade de representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário.

 

A partida da Seleção Nacional Universitária está prevista para 28 de julho, com a competição a ter inicio no dia 30 de julho, na cidade de Rijeka, na Croácia.

 

Esta é a 24ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Andebol, um dos mundiais mais antigos da história da FISU, tendo o primeiro sido em 1963 em Lund, na Suécia. Em Antequera, Málaga, também se irá disputar simultaneamente o Mundial Universitário feminino.

 

Portugal parte para esta participação, a 5ª consecutiva em eventos da FISU, com o histórico da obtenção de dois títulos nas 3 últimas participações.

 

Depois do título masculino de campeão do mundo universitário em Guimarães 2014, obtivemos pela primeira vez uma medalha de ouro em Universíadas numa modalidade coletiva, com o título alcançado na Universíada de Gwangju em 2015.

 

Esta será também a quinta participação portuguesa em CMU de Andebol, desde a fundação da FADU em 1990, tendo a seleção nacional universitária masculina alcançado sempre resultados de pódio, exceção à última participação em 2016, que procura novamente reverter.

 

Ao longo destas 24 edições, Portugal foi anfitrião em 2: em 2000, nas cidades da Covilhã e Guarda, e em 2014 em Guimarães (esta edição contou também com a competição feminina).

 

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?