Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo apresentado em Braga

 

 

Decorreu no Sábado, 17 de fevereiro, a cerimónia de apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, que vai decorrer de 31 de julho a 4 de agosto, em Braga. A cerimónia integrou as comemorações do 44º aniversário da Universidade do Minho.

 

Para a apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo estiveram presentes o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, que é também o presidente do Comité Organizador; o vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Pedro Castro; o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro; Vitor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude e ainda os vereadores das autarquias de Fafe, Guimarães e Braga.

 

Para o evento são esperados 250 atletas oriundos de 40 países, para além dos 150 participantes entre staff e voluntários. Esta será também a primeira vez que o evento integra a prova de downhill, à qual se junta a prova de contrarrelógio, BTT XCO e estrada.

 

O presidente da AAUM, Nuno reis, destacou o facto de ser “a primeira vez que conseguimos juntar as autarquias de Braga, Guimarães e Fafe numa organização conjunta com a AAUM, no grande território da Universidade do Minho”. Vitor Dias, do IPDJ, destacou o mesmo assunto, referindo que este é “um evento que serve também para promover a coesão territorial”.

 

 

Pedro Castro, vice-presidente da FADU responsável pela área internacional, referiu a excelência organizativa da academia minhota que, “nos últimos 18 anos receberam 11 provas internacionais, das 26 que Portugal recebeu”.

 

O reitor da Universidade do Minho frisou que, “apesar de não haver curso de Desporto, [a Universidade do Minho] tem conseguido dar um enorme contributo nesse sentido”.

 

Portugal participou pela primeira vez num Mundial Universitário de ciclismo em 2006, através de José Mendes, aluno da Universidade do Minho e que hoje integra o pelotão profissional na Burgos – BH. Em 2016, André Crispim e Gaspar Gonçalves conseguiram lugares dentro do top5 nas provas de estrada, sob orientação técnica do selecionador nacional, José Poeira.

 

A par do estreitamento da relação entre a FADU e a Federação Portuguesa de Ciclismo, a ligação entre o desporto universitário e a modalidade é ainda mais relevante, tendo em conta que o português Luis Loureiro é também o delegado técnico da modalidade na FISU.

 

 

O Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo integra a programação de Braga – Cidade Europeia do Desporto 2018 e é promovida pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e pela Universidade do Minho (UM).

 

Site oficial em wuccycling2018.uminho.pt

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?