CMU Ciclismo: André Crispim e Gaspar Gonçalves competem nas Filipinas

 

André Crispim e Gaspar Gonçalves vão representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Ciclismo, que vai decorrer em Tagaytay, Filipinas, de 16 a 20 de março. Os estudantes-atletas vão competir sob a orientação do Selecionador Nacional de Ciclismo de Estrada, José Poeira, que assume, no evento da próxima semana, o papel de Selecionador Nacional Universitário.

 

André Crispim é estudante da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e Gaspar Gonçalves frequenta a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Ambos vão participar nas provas de Estrada: critério (80 km), a 17 de março, e prova de fundo (122 km), no dia seguinte.

 

Os dois corredores são atletas da Liberty Seguros/Carglass e contam no seu palmarés com algumas participações e conquistas de relevo. Gaspar Gonçalves acumula já três anos de participação em campeonatos do mundo e da europa nos escalões mais jovens e André Crispim conta com a vitória na Volta a Portugal de Juniores, em 2014.

 

José Poeira considera que “há corredores mais experientes que os nossos atletas, mas a idade não quer dizer nada, na hora da corrida penso que vamos estar à altura. A vontade que eles têm de fazer bem vai ser superior a essas adversidades. São corredores experientes e equilibrados para este tipo de competição”, caracteriza o treinador.

 

No âmbito desta participação, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) formalizaram hoje, dia 10, um protocolo de parceria, momento que antecede a saída da delegação portuguesa, chefiada pelo presidente da FADU, Daniel Monteiro, que parte do Aeroporto de Lisboa no sábado, às 21h00. 

 

 

Daniel Monteiro está confiante que os portugueses vão alcançar bons resultados e destaca a importância desta participação, não só para os dois corredores estudantes-atletas como para a própria ligação do desporto universitário ao ciclismo nacional. “Espero que seja uma experiência realmente proveitosa para o desenvolvimento desportivo dos nossos atletas, que por via desta participação terão mais uma oportunidade de demonstrar a sua qualidade e a do ciclismo português”, referiu o presidente da FADU. 

 

Ainda sobre a parceria com a FPC, Daniel Monteiro afirma que “a assinatura deste protocolo de colaboração entre a FADU e a FPC promoverá novas organizações e participações conjuntas, assim como um trabalho de cooperação para um maior incentivo e estímulo à conjugação da carreira desportiva com uma formação superior, junto de jovens ciclistas nacionais”.

 

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, destaca que “a participação do ciclismo português nesta competição universitária, através de dois corredores de futuro que nunca deixaram de estudar, é um incentivo para que todos os corredores se empenhem na modalidade sem descurar a tão importante carreira académica".

 

Já na agenda das organizações futuras está a próxima edição do Campeonato Mundial de Ciclismo, que terá lugar na cidade de Braga, em 2018, atribuído à FADU, à Associação Académica da Universidade do Minho e à Universidade do Minho.

 

 

 

Esta é a 7.ª edição do CMU de Ciclismo, tendo a primeira sido em 1978 em Antuérpia, Bélgica, e a última edição há 2 anos, na Polónia. O título de campeão do mundo universitário de estrada é atualmente do polaco Petr Vakoc, 3.º classificado do ranking mundial da UCI. 

 

Este evento realiza-se na cidade de Tagaytay e é organizado pela Federação Filipina de Desporto Universitário (FESSAP), sob égide da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), tendo como delegado técnico da FISU o português e comissário internacional da UCI, Luís Loureiro. 

 

A única participação de Portugal no Mundial Universitário de Ciclismo data de 2006, com a presença de José Mendes, estudante-atleta da Universidade do Minho, que se classificou em 17º lugar. 

 

O programa do CMU inclui as provas/modalidades de BTT – XCO (Cross Country Olímpico) e XCE (Cross Country Eliminator), e de Estrada – Estrada e Critério. Toda a informação sobre a participação de Portugal no CMU de Ciclismo pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt

 

Página Oficial do CMU de Ciclismo: http://wucc2016.com/

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?