Sofia Costa - Opinião

Sofia Costa iniciou, em 2008, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e, em 2012, integrou a Direção da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa como vogal do Departamento Desportivo. No mesmo ano foi eleita como vogal da Direção da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), passando a vice-Presidente do mesmo órgão no ano seguinte. Desde 2012 até ao presente é Delegada Eleita à Assembleia Geral da FADU, sendo um dos elementos mais ativos do órgão.

“A minha experiência nos Campeonatos Universitários de Lisboa”

Participo nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) desde o primeiro ano de faculdade, na modalidade de voleibol. Ouvi falar da competição através de uma colega mais velha, que apesar de federada, como eu, também participava.

Inicialmente foi estranho: os campeonatos e as equipas tinham uma organização muito diferente da que estava habituada, mas rapidamente passei dar muito valor à competição universitária.

Encontrei nos treinos universitários um mundo diferente, sem a pressão constante do rendimento, como acontece na competição federada. Era nestes treinos que mais descontraía e, a pouco e pouco, a competição universitária foi ganhando um lugar próprio nas minhas prioridades. Senti-me integrada numa verdadeira equipa e os resultados foram aparecendo.

Lembro-me da primeira vez que nos apurámos para a final dos CUL: foi uma festa! Estar no centro das atenções numa semana tão importante encheu-nos de orgulho.

A semana das Fases Finais, que acontece geralmente em Março, leva centenas de pessoas ao Estádio Universitário de Lisboa entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, e espetadores. Poder participar nesta Fase Final, e talvez até nos Campeonatos Nacionais Universitários, é algo com que todas as equipas sonham e para o qual lutam durante todo o ano. É sobretudo nesta fase que mais se faz sentir a competição entre Faculdades/Universidades e isto foi muito importante no sentido de estimular o sentimento de pertença à minha Faculdade. A competição universitária não é só uma “competição amigável”, pelo contrário, pode ser extremamente competitiva.

Anos mais tarde, ao conseguirmos o desejado título de Campeãs Universitárias de Lisboa, não podíamos estar mais felizes com a coroação do nosso esforço. É uma sensação maravilhosa, a de ver recompensado todo o tempo investido nos treinos e nos jogos da fase regular.

Os CUL representam o desporto e a competição a milhares de estudantes todos os anos. São uma prova de excelência, e não apenas uma forma de apuramento para os Campeonatos Nacionais Universitários. Sinto hoje que ganhei muito com a minha participação nos CUL.

O Desporto Universitário é, hoje em dia, um espaço muito importante para mim, com tantas memórias boas, tantas coisas que aprendi nos jogos e nos treinos, tantas vitórias, derrotas e finais perdidas, tantas emoções à flor da pele.

Sofia Costa

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?