A competição integra disputas masculinas e femininas em Futebol de Praia, Voleibol de Praia, Andebol de Praia e Beach Wrestling, transformando a cidade costeira no epicentro do desporto universitário internacional ao longo de seis dias.
O arranque formal do evento decorre no dia 16 de setembro, com a Cerimónia de Abertura agendada para as 18h00, no emblemático espaço da Torre do Relógio.
Para Diogo Salgado Braz, presidente da FADU Portugal, o evento representa «um marco de enorme relevância para o desporto universitário nacional e um reflexo da capacidade de organização de Portugal e das suas instituições de ensino superior no panorama internacional. Receber 600 agentes desportivos dos cinco continentes na Figueira da Foz demonstra a vitalidade do nosso movimento e a confiança que a FISU deposita no nosso trabalho conjunto. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência inesquecível a todos os estudantes-atletas, valorizando a excelência desportiva, o espírito de partilha e o território».
A realização da prova reforça igualmente a ligação da academia ao município, acompanhando a afirmação e expansão do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF). Este polo universitário, com forte aposta no ensino, na investigação e na ligação à economia do mar, encontra no evento uma oportunidade ímpar para aproximar a vivência académica e a comunidade estudantil internacional da cidade.
Um dos pontos altos da semana acontece a 20 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU). Este ano, as celebrações ganham uma dimensão especial ao coincidir com a realização da competição no areal da Figueira da Foz, estando a FADU a ultimar um programa específico para comemorar esta efeméride internacional junto dos participantes e da comunidade académica.
A realização da prova resulta de um esforço conjunto entre a FADU Portugal, a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a Universidade de Coimbra, o Município da Figueira da Foz e a Associação Académica de Coimbra, contando ainda com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Turismo de Portugal.
Tudo sobre a competição disponível em: https://beachsports2026.fisu.net/
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>
measure())"
/>