Época 2010/2011 arranca com Troféu Nacional Universitário de Vela



Foi dado o ponto de partida das Competições Nacionais Universitárias 2010/2011. Durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro foi realizado o Troféu Nacional Universitário de Vela na Ria de Aveiro. A organização da prova esteve a cabo da Associação Académica da Universidade de Aveiro, contando com o apoio do núcleo de Vela do Sporting Clube de Aveiro e da Federação Portuguesa de Vela. Este foi também o último evento sob a presidência de Luís André Couto.

A prova contou com a participação de 15 embarcações com equipas de todo o país. Entre elas, as equipas do Politécnico de Coimbra, Politécnico do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Associação de Estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing, Escola Náutica Infante Dom Henrique, Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, Associação Académica de Coimbra e a equipa da casa, Associação Académica da Universidade de Aveiro.

No quadro individual, a equipa composta por Frederico Cerveira, João Liberato e Hugo Silva da AEIST, apurada para a Frota de Ouro onde 4 equipas disputavam os 3 lugares do pódio, conquistou a Medalha de Ouro. Fernando Fonseca, João Santos e Nuno Andrade da Académica de Coimbra ocuparam o 2º lugar do pódio. A Medalha de Prata foi entregue à equipa da U.Porto composta por João Zamith, Pedro Costa e Luis Vasconcelos.



O Troféu Nacional Universitário de Vela foi integrado na Semana do Caloiro da AAUAv e foi um factor importante de animação para os participantes.

Força de Vontade

Nuno Silva, Coordenador de Desportos Náuticos da AAUAv, conta que a prova correu muito bem, tanto em termos meteorológicos, que são uma “peça fundamental”, como em termos organizativos. A afluência foi a esperada referindo que “é a primeira vez que estamos a fazer a prova e idealizamos 16 embarcações participantes e com 16 equipas inscritas, apesar da falta de comparência de uma equipa, penso que excedeu as nossas expectativas”.



Objectivos cumpridos, Nuno Silva comenta que o resultado final é positivo. “Penso que a minha opinião é partilhada pelos participantes”, diz. Contudo refere que em Portugal, a modalidade tem muito que evoluir. “Tem havido uma grande aposta por parte da Federação Portuguesa de Vela, contudo ainda estamos bastante longe daquilo que desejaríamos”, acrescentando ainda que “a prova universitária veio certamente dar um contributo importante no desenvolvimento da modalidade”.

Em termos de competições internacionais, realiza-se um Campeonato Mundial Universitário de Vela e Portugal, na opinião de Nuno Silva, tem a obrigação de trabalhar a sua participação. “Com o potencial de mar que tem, deveria ser mais participativo em termos internacionais”, afirma.

Para o ano o desejo é estar novamente disponíveis. “Queremos apostar fortemente na Vela Universitária, tendo em conta as condições de excelência na Ria de Aveiro, e organizar Campeonatos Nacionais e quem sabe o Europeu. Estamos ainda a aprender!”, exclama.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?