TNU Pentatlo Moderno: a estreia da época

Pela primeira vez realizou-se o Torneio Nacional Universitário de Pentatlo Moderno. A competição teve lugar no Estádio Universitário de Lisboa, no dia 27 de Março. Contou com o apoio da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, que paralelamente realizou a prova nacional de escalões mais jovens.



Participaram no total 35 atletas, 12 deles universitários, 6 femininos e 6 masculinos. Sem as condições necessárias para receber a prova de equitação, realizou-se na variante de Tetratlo. Os atletas mediram assim forças nas modalidades de Natação, Combinado Atletismo+Tiro e Esgrima.

No masculino, o 1º lugar do pódio foi ocupado por Sebastião Macias da Universidade de Lisboa, seguido por Ricardo Rego, em 2º lugar, e Christophe Fernandes, em 3º, ambos da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No pódio feminino, Joana Nunes, também da Universidade de Lisboa, conquistou a primeira Medalha de Ouro Universitária da modalidade. Não muito longe ficou Joana Jacinto, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, que arrecadou a Medalha de Prata com 60 pontos de desvantagem da 1ª classificada. Maria Antão, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, ficou em 3º lugar, com 1140 pontos a menos do 1º lugar.




O primeiro momento de competição foi a Natação no complexo de piscinas do EUL. A prova consistia em 200 metros livres, onde Ricardo Rego, da AAUTAD, assegurou a vantagem sobre os adversários. Já no feminino, Joana Jacinto, da AEFMH, saiu na frente com 160 pontos de vantagem sobre Joana Nunes, da U.Lisboa.

No combinado, Tiro mais 3x1000 metros corrida, o destaque vai para Sebastião Macias, da U.Lisboa, que conseguiu recuperar os pontos perdidos na Natação e saiu na frente com mais 8 pontos que Ricardo Rego. Joana Jacinto conseguiu manter a vantagem sobre a principal adversária, ao sair com os mesmos 160 pontos de avanço sobre Joana Nunes.

Na Esgrima, numa competição todos contra todos, Sebastião Macias venceu 19 combates, mantendo a vantagem. Seguido por Ricardo Rego, com 15 vitórias e Christophe Fernandes, também da AAUTAD, com 11 combates. Na classificação feminina, ao vencer 12 combates, Joana Nunes da U.Lisboa, conseguiu ultrapassar a sua adversária da AEFMH, que apenas venceu 7 combates. Maria Antão, da AEISCSEM, com 6 vitórias, conseguiu manter o 3º lugar na competição.




Primeiro Campeão Universitário

Sebastião Macias, 19 anos, pratica pentatlo moderno pela Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar, mas na prova defendeu a camisola da Universidade de Lisboa.
A maior parte dos atletas já conhece de outros campeonatos Internos e Nacionais. No entanto, viu “caras novas”, de outras faculdades, principalmente da AAUTAD. “A prova estava bem composta, tendo em conta a realidade do Pentatlo Moderno em Portugal”, refere o atleta.

Pela primeira vez disputada a nível universitário, o atleta notou pelo ambiente que era um campeonato fora do contexto nacional. Como primeiro torneio foi bem conseguido, “senti a disputa entre instituições e o espírito académico esteve presente”.

Segundo Sebastião Macias, é uma modalidade exigente e não existem instalações próprias onde possam treinar, que combinem todas as modalidades. Contudo, refere que o Pentatlo está a evoluir em Portugal. Este ano irá decorrer no nosso país o Campeonato Europeu de Juniores, onde o atleta irá participar em representando da Selecção Nacional. “Estamos a participar em muitos eventos internacionais e está-se a apostar mais nos atletas”, diz.

Sendo para si, fundamental a componente desportiva no Ensino Superior, pretende participar noutras modalidades ainda esta época. “É natural que queira rodar outras modalidades, sobretudo quando se demonstra uma competição saudável entre instituições”, afirma. Consoante o seu calendário desportivo, as modalidades em agenda são a esgrima, natação e possivelmente o atletismo.


e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?