6ª Gala do Desporto Universitário: mais uma época de sucesso celebrada



Gabriel Oliveira (Andebol), Tânia Oliveira (Voleibol de Praia), André Alves (Judo), a equipa de Futsal feminino e de Andebol masculino da Associação Académica da Universidade do Minho foram os vencedores da noite
.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na grande festa do Desporto Universitário nacional para celebrar os agentes que se destacaram na época de 2012/2013. O Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa serviu de palco para a 6ª edição da Gala do Desporto Universitário, realizada no dia 12 de dezembro.

Os melhores do ano foram anunciados já no final da gala, com os resultados da votação apurados entre os Clubes participantes da FADU, um jurí escolhido pela direção da FADU e pela participação do público na página de Facebook, reunindo cerca de 9.000 votos.

Pela 3ª vez, Gabriel Oliveira, treinador de Andebol masculino da Associação Académica da Universidade do Minho, foi distinguido com o prémio Melhor do Ano na categoria de Treinador, em conjunto com a sua equipa, eleita Melhor Equipa Masculina. Na época passada sagraram-se Campeões Nacionais e Europeus Universitários.




Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude entregou o prémio de Melhor Equipa Masculina ao capitão de equipa de Andebol masculino da AAUM.


Também da mesma academia, a equipa feminina de Futsal foi a vencedora do prémio Melhor Equipa Feminina. Anselmo Calais, o treinador, também nomeado, recebeu o prémio que consagrou o título de Campeãs Nacionais Universitárias e de Vice-campeãs no Europeu Universitário.


Entregou o prémio de Melhor Equipa Feminina, o Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.


Individualmente, Tânia Oliveira foi considerada a Atleta Feminina do ano. A atleta da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa, fez dupla com Juliana Rosas, com quem foi Campeã Nacional Universitária e Campeã Europeia Universitária de Voleibol de Praia, participando nas Universíadas de Verão, onde ficou em 13º lugar. A mãe da atleta, que se encontra a jogar nos Açores, recebeu o prémio com grande emoção.




No masculino, o judoca André Alves, da Universidade Nova de Lisboa, foi o vencedor do prémio Melhor do Ano. O finalista de Medicina, Campeão Nacional Universitário, subiu ao pódio nas Universíadas de Verão - Kazan 2013 para receber a Medalha de Bronze. No Europeu Universitário, em Coimbra, ficou em 5º lugar.




Nesta edição, foram entregues três Galardões Prestígio, dois a individualidades e um terceiro a uma instituição. Primeiro, Manuel Janeira, Pró-Reitor para o Desporto da Universidade do Porto foi distinguido por todo o percurso e desenvolvimento do Desporto Universitário. Angélica Santos, recebeu este mesmo galardão por todo o envolvimento com a Missão Portuguesa nas Universíadas de Verão, a título pessoal e como anterior membro da direção do Comité Olímpico de Portugal.

O Comité Paralímpico de Portugal foi a instituição premiada com o Galardão Prestígio, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da inclusão desportiva.


Humberto Santos, Presidente do CPP, recebeu o Galardão Prestígio.


Em parceria com o Plano Nacional de Ética Desportiva foi ainda entregue o Prémio de Ética Desportiva - Desporto Universitário, a Amaro Teixeira, estudante-atleta e treinador da AAUBI. Na época passada participou em cinco campeonatos nacionais universitários e treinou a equipa de Atletismo, sendo assim premiado pelo incentivo ao desporto na sua academia.


Augusto Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto Universitário anunciou o prémio de Ética Desportiva.


Entre os prémios entregues, foi formalizada a entrega do Troféu Universitário de Clubes à Universidade do Porto, conquistado ao longo da época pela participação e resultados conseguidos. Este foi o 3º ano consecutivo que a U.Porto recebeu o TUC.




Para recordar uma época mais uma vez de excelência, foram devidamente homenageadas as 26 medalhas conquistadas "além-fronteiras", nos Europeus Universitários e nas Universíadas de Verão, realizadas em Kazan, na Rússia. Ao todo foram 8 títulos Europeus, Telma Monteiro, Joana Ramos, João Crisóstomo, Jorge Fernandes e Diogo Silva (Judo), Júlio Ferreira (Taekwondo), a dupla de Voleibol de Praia, Juliana Rosas e Tânia Oliveira, e a equipa de Andebol masculino da Associação Académica da Universidade do Minho, somando mais 4 títulos de vice-campeões e 10 medalhas de bronze. Juntando as duas medalhas de ouro de Fernando Pimenta (Canoagem), e as duas medalhas de bronze de André Alves (Judo) e Marcos Chuva (Atletismo).

Ainda dentro das homenagens, foi feito o devido agradecimento às Comissões Organizadoras dos principais eventos nacionais e de competições europeias no ano 2013. No panorama nacional, recebeu o agradecimento a Associação Académica da Universidade da Beira Interior pela organização das Fases Finais Concentradas e a Associação Académica da Universidade do Minho pela organização dos CNUs Individuais Concentrados. No internacional, a Federação Académica do Porto, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto, receberam o agradecimento pelo CEU de Voleibol de Praia, e a Associação Académica de Coimbra pelo CEU de Judo.




No final da Gala do Desporto Universitário, Bruno Barracosa, Presidente da FADU, agradeceu a presença de todos e recordou os melhores momentos, não só da época que se celebra mas dos seus últimos três anos de mandato, que terminam em breve. No mesmo dia da Gala decorreram as Eleições para os Órgãos Sociais da FADU, com Filipa Godinho, atual vice-presidente da direção, a liderar a equipa de novos dirigentes. Num tom de despedida, Bruno Barracosa agradeceu aos seus colegas de equipa, bem como a todos os que contribuíram para o crescimento do Desporto Universitário em Portugal durante o seu mandato.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?