Seminário “Voluntariado e Empreendedorismo”



No próximo dia 9 de Março, às 15h, irá realizar-se o Seminário Distrital PT-POLIS em Lisboa sobre a temática “Voluntariado e Empreendedorismo”. O evento decorre na Loja Ponto Já de Lisboa, no Parque das Nações. Este seminário foca-se essencialmente em duas vertentes principais “Como se pode relacionar o voluntariado e o empreendedorismo” e “De voluntário a empresário social e económico”.

Será promovida a participação, o debate e a intervenção de todos os jovens, seguindo a metodologia da Educação Não Formal, nomeadamente Diálogo Estruturado. Esta metodologia consiste na realização de diversos patamares de discussão e representação com o intuito das suas conclusões serem transportadas para as estruturas representativas dos jovens presentes desde as bases ao topo do mecanismo democrático.

Os indicadores dos Seminários Distritais “PT – POLIS” são:
- 4 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos;
- 30 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos;
- 4 jovens com idades compreendidas entre os 26 e os 30 anos;

O projeto culminará com a realização de um Seminário final a 21 e 22 de Junho deste ano, em Braga, Capital Europeia da Juventude, reunindo todos os representantes dos participantes e conclusões na metodologia Diálogo Estruturado do projeto “PT-POLIS”.

Em simultâneo, irá estar uma caravana, composta por três carrinhas, onde será divulgado e promovido o que vai acontecer em Braga e onde será feita uma intervenção/ workshop para os alunos do 11-º e 12.º ano sobre hábitos de vida saudável por alunos da Havard Medical School.

Para mais informações e inscrição, contacta:
guilhermina.miranda@ipj.pt
otilia.chaves@ipj.pt


Projeto PT-POLIS

A Fundação Brácara Augusta, entidade gestora da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, pretende assinalar através de um projeto do Programa Juventude em Ação, uma ampla discussão a nível Nacional sobre o processo democrático, a participação dos jovens na Cidadania Portuguesa e incrementar a participação destes de forma ativa e democrática em estruturas sociais e organizações Juvenis.

O objetivo fundamental deste projeto é dotar jovens de uma perceção sobre a democracia, as organizações democráticas Nacionais e Europeias e como os jovens se podem envolver enquanto cidadãos na construção democrática e em projetos de Programas Europeus de Juventude.

O projeto terá uma duração de 6 meses e será realizado em todas as capitais de distrito e regiões autónomas dos Açores e Madeira, com a participação de jovens de todo o País, os quais terão a oportunidade de representar as suas organizações juvenis e os seus distritos durante todo o projeto PT-POLIS, que foi concebido como projeto embaixador da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude.

Estes Seminários serão organizados de acordo com as metodologias da Educação Não Formal, nomeadamente a metodologia do Diálogo Estruturado. Sendo participados por jovens decisores políticos a nível Nacional e representantes da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação. Assentando assim, numa estrutura itinerante, que através de uma Caravana da Juventude visitará todos os distritos.

Os Subtemas do projeto PT-POLIS são:
• Pensa global, Age local – Participação dos jovens em organismos representativos locais e distritais;
• A Missão do Diálogo Estruturado nas organizações Juvenis Locais;
• Trabalho em Rede dos Municípios e dos Distritos Portugueses no âmbito da Juventude;
• Empregabilidade;
• Empreendedorismo;
• Capacitação e Formação dos jovens dos Distritos;
• YOUTHPASS;
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?