I TA Basquetebol: AAUBI vence em casa



De 16 a 17 de Novembro equipas de Norte a Sul do país juntaram-se na Covilhã para o I Torneio de Apuramento de Basquetebol. A competição decorreu no feminino com 4 equipas e no masculino com 8 equipas.

A disputar o Grupo Único estiveram as equipas femininas da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).




Entre a equipa da casa, AAC e AAUAv, os resultados foram muito equilibrados. Cada equipa obteve 2 vitórias e 1 derrota, sendo que a classificação foi resolvida por critério de desempate. A diferença de pontos entre as 3 equipas deu a vitória para a equipa da Covilhã, seguindo-se Aveiro e Coimbra. A AAUTAD não conseguiu vingar em nenhum dos jogos, ficando em 4º lugar da classificação.

No masculino a competição representou o regresso da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB) ao Basquetebol Universitário. AAC, AAuAv, Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), AAUBI, AAUTAD, Instituto Politécnico de Viseu (IPV) completaram o quadro competitivo.




O Grupo A confirmou a superioridade da equipa de Coimbra com 3 vitórias, sem derrotas. Évora esteve em boa forma e venceu contra Vila Real e Viseu, conseguindo o apuramento para as meias-finais.

No Grupo B Aveiro justificou o facto de ser a equipa Campeã em título vencendo frente à Covilhã, Bragança e Algarve. AAUBI garantiu a continuação no torneio com 2 vitórias.

As meias-finais deram força aos segundos classificados de cada grupo que empurraram a AAC e a AAUAv para a disputa do 3º e 4º lugar. Beira Interior venceu 42-40 a Coimbra e Évora marcou 32-29 contra Aveiro.

A final não deixou dúvidas com uma diferença de 10 pontos. Vencia assim a equipa da casa por 59-49 à AAUÉ. No duelo entre antigas rivais, Aveiro sofreu por pouco pontos a derrota de Coimbra. 50-47 atribuiu o 3º lugar à Académica.




Estudante com vários ofícios

Pedro Galvão tem 24 anos e terminou o curso de Ciências do Desporto na Universidade de Évora. Este ano frequenta o Mestrado para o Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário, também em Évora, é atleta e treinador de Basquetebol Masculino. Desde 2010 é Dirigente na AAUÉ e gere o pelouro do Desporto.

Participou neste torneio numa perspectiva de passar, pelo menos, a Fase de Grupos, sem nunca esperar chegar à final. “Superamos as nossas expectativas, no entanto poderíamos ter feito melhor, o cansaço foi superior, são muitos jogos e a carga incide em poucos jogadores”, comenta.

Apesar de sentir o sabor amargo do 2º lugar, refere a evolução sentida na sua academia na ligação ao desporto, com um maior número de atletas, treinos, apoios e participações. “O ano passado foi uma fase experimental, em que fomos à maior parte das modalidades, aumentamos a nossa participação em 400% e tentamos fazer o nosso melhor. Este ano entramos mais sérios e com mais apoios, tanto da Universidade como da Académica”, conta o dirigente.

Para o próximo torneio, o objectivo continua o mesmo e sente que está ao alcance chegar às fases finais. Contudo, sabe que existe uma grande competitividade do basquetebol. “Este ano acho que fomos a equipa novidade pois superamos as nossas expectativas e as expectativas que os nossos adversários tinham em relação a nós”, refere.

Para si, Aveiro e Coimbra falharam por pouco nas meias-finais e a AAUBI surpreendeu: “É uma equipa muito forte e conseguiu dar a volta ao resultado na final”.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?