II TA Basquetebol f/m: Aveiro volta à ribalta



Depois do Futsal masculino, Aveiro foi também o palco para o II Torneio de Apuramento de Basquetebol feminino e masculino. De 2 a 3 de Março, cerca de 200 atletas pisaram o campo do Aristides Hall e do Galitos.

Do lado feminino estiveram 8 equipas em competição. Depois de no I TA, a equipa da Universidade do Porto ter conseguido a melhor classificação, na fase de grupos venceu contra as Algarvias e as Minhotas. Contudo, ao enfrentar a Académica de Coimbra sofreu uma derrota por 35-25, o que não impediu o apuramento às meias-finais. Terminou em 3º lugar ao vencer a AAUBI por 45-29.

Destaque pela positiva para a equipa da casa, que venceu todas as partidas e conseguiu o primeiro lugar deste torneio, após derrotar a Briosa por 56-54 no final do tempo.

AAUAv e U.Porto estão neste momento com um lugar garantido nas Fases Finais junto com a Académica que será a equipa organizadora do evento em Coimbra.




Do lado dos rapazes, com 9 equipas a competir divididas em 3 grupos, as melhores equipas foram as de Aveiro, Coimbra e Covilhã que seguiram para as meias-finais junto com a AAUTAD.

Nas meia-finais a equipa anfitriã e a Académica de Coimbra chegaram à final para o verdadeiro duelo de titãs. Contudo, a campeã em título, conseguiu travar a agressividade de Aveiro e levou a vitória por 39-46.

Contas feitas, AAUAv, AAC, AAUBI e AAUTAD têm lugar garantido para as Fases Finais e a equipa da AAUMinho passa primeiro pelos Play-offs para jogar contra as equipas da zona regional de Lisboa e Porto.




Uma perspectiva internacional

Davis Krastins, aluno de Economia natural da Lituânia, tem 20 anos e está em Portugal há 1 mês em Erasmus.

No torneio defendeu as cores da AAUAv como se estivesse na equipa há muito mais tempo. “We will win!” é a sua frase de ordem. Apesar de não saber que equipas irá defrontar em Abril, afirma que “a equipa irá dar o seu melhor para ganhar, podemos fazer muito mais do que fizeram neste torneio”.

As dificuldades não foram muitas, “o primeiro dia foi fácil, ganhamos sempre”. Contudo, a derrota na final contra a AAC desmotivou um pouco os jogadores. “Foi uma final foi muito boa, a equipa era extremamente competitiva, mas não marcamos o que precisávamos para ganhar”, conta.

De Portugal já tem muito para contar. Escolheu a Universidade de Aveiro porque um amigo tinha estado na mesma instituição há 2 anos e apenas tinha referências positivas. “As condições oferecidas, os professores e o apoio que nos dão, são muito boas, é uma universidade muito agradável”

Só voltará para a terra natal em Junho mas já guarda boas recordações do nosso país, “a comida, o tempo, temos o mar à porta, não esperava nada disto, é muito melhor que imaginava”, comenta o atleta.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?