Seminário Treinadoras: dirigir outros desafios



Sábado, dia 16 de Outubro, decorreu no Centro Cultural de Belém o Seminário Treinadoras: dirigir outros desafios. Este Seminário promovido pela Associação Portuguesa Mulheres e Desporto (APMD) contou com a presença, não só de muitas treinadoras e treinadores entre outros agentes desportivos. Na assistência estiveram ainda presentes representantes de diversas Federações desportivas e do Presidente do Instituto de Desporto de Portugal, Professor Luís Sardinha. A FADU esteve também presente, representada por dois elementos.

O objectivo principal deste seminário foi a apresentação dos resultados do estudo que foi iniciado em Março de 2009 que culminou agora com a publicação do livro – Treinadoras: dirigir outros desafios – Situação das Treinadoras em Portugal.

Na parte da manhã a discussão fez-se em torno do tema “Treinadoras na alta competição. Excepção à regra?” com a presença da Federação Portuguesa de Atletismo, representada por Ana Oliveira, ex-atleta e treinadora, e por Maria João Filipe, Directora Desportiva da Federação Portuguesa de Natação.

Antecedendo este painel Daniela Costa da APMD apresentou a caracterização possível, resultado do estudo sobre as Mulheres e Desporto em Portugal, no âmbito do projecto tema deste seminário. De realçar na abertura a presença da Prof. Isabel Cruz da APMD e do Prof. José Curado da Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores que deram o mote para um dia de participada discussão em torno deste tema.

Após um almoço de convívio entre os mais de 50 participantes, a sessão continuou durante a tarde com o tema “Treinadoras e escalões femininos. Ligação umbilical ou segregação?”. Este painel foi composto pelo Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Henrique Torrinha e por Francisco Silveira Ramos da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

A parte da tarde contou ainda com apresentações da Socióloga Cristina Almeida uma das coordenadoras do livro que teve apresentação pública a cardo de Ida Pereira, treinadora no activo convidada para o efeito.

No site da APMD podem encontrar mais informações e documentação deste seminário, estando para breve a publicação digital do livro referido.

Programa Seminário Treinadoras :dirigir outros desafios - download
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?