CNU ORIENTAÇÃO: Maria Sá e Jorge Fortunato sobem de “posto”

De 22 a 23 de Maio, realizou-se o Campeonato Nacional Universitário de Orientação na Vila de Sesimbra. A FADU em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação realizou a competição universitária inserida no 2º Open de Orientação Pedestre de Sesimbra para decidir quem seriam os novos campeões 2009/10.



Este ano, a competição decorria também no colectivo, pelo que, a Universidade de Lisboa, com 349,3 pontos, ficou bem destacada da sua rival Universidade do Porto, com 221,7 pontos. A Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, recebeu o 3º lugar na classificação colectiva apesar do atleta João Ferreira não ter finalizado a prova.

Tanto no pódio masculino como no feminino, a situação inverteu-se, em comparação com a prova da época de 2008/09. Tiago Mourão da Universidade Nova de Lisboa e Patrícia Casalinho da AEISCTE, ex-campeões nacionais universitários, viram o seu lugar ser tomado por Jorge Fortunato da U.Lisboa e Maria Sá da U.Porto.




Jorge Fortunato da U.Lisboa, apesar de na classificatória ter ficado atrás de Tiago Mourão da Nova, na final foi mais rápido e perspicaz, com o tempo de 1h10m45s. Por sua vez, Tiago Mourão, com 1h12m52s, ficou em segundo lugar e recebeu a Medalha de Prata. O Bronze, foi para Miguel Reis e Silva da U.Lisboa, com o tempo de 1h13m50s.

No feminino, Maria Sá da U.Porto foi superior, ao terminar, com 1h14m23s,bastante destacada da sua adversária, Patrícia Casalinho da AEISCTE, que finalizou a prova com o tempo de 1h18m07s. Catarina Ruivo da U.Lisboa, ficou em 3º lugar, com o tempo de 1h24m47s.

Feliz pela vitória

Maria João Sá, 24 anos, atleta do Clube Desportivo 4 Caminhos, é estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pratica Orientação desde 2002. Começou no Desporto Escolar e rapidamente passou para o nível federado.

É a segunda vez que participa no Nacional Universitário e não poderia estar mais contente. “Era o meu objectivo ficar em primeiro lugar, sabia que ia ser uma prova difícil visto estar muito calor. Sou uma mulher do norte e estou habituada a treinar em terrenos mais frescos”, conta.

Está no último ano de Medicina e desde o primeiro ano que nunca abandonou a modalidade, apesar de algumas restrições. “No princípio que todos me diziam que ia ser difícil, estudar e praticar desporto ao mesmo tempo, mas sempre consegui dar a volta”, refere. Também conhece de perto outros exemplos, colegas e amigos de turma, como João Araújo da Natação e Filipa Fernandes da Ginástica Artística, que estão na mesma situação. Maria João, diz que é fundamental estabelecer um equilíbrio: “mesmo em termos mentais ajuda-nos muito, fazer uma pausa e que essa pausa seja saudável como a prática de desporto.”

Comenta também que deve de haver por parte das universidades um investimento no desporto, justificando a importância para um estudante, não só em termos de saúde, como de bem-estar e convívio.

Fica aquele ‘bichinho’ e as pessoas voltam sempre!

A Orientação sempre representou uma grande paixão para a atleta do Porto. A liberdade de escolher para onde correr e o desafio da modalidade, diferente de qualquer outro tipo de prova de montanha ou de atletismo. “A orientação obriga-nos a pensar, a manter uma concentração constante e ao mesmo tempo gerir o esforço físico, que tanto pode ser em pisos rápidos como pisos muito sinuosos, com muitas subidas e obstáculos”, conta.

O convívio é também uma parte muito importante na modalidade. “Quem experimenta a orientação volta sempre”, diz, “passamos o Verão a viajar, vamos juntos para as provas, ficamos a acampar ou a dormir em pavilhões todos juntos, é um pouco “aciganado” mas criam-se laços de amizade muito especiais”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?