CNU Judo: títulos disputados no tapete

Mais de 70 atletas estiveram em Aveiro no Campeonato Nacional Universitário de Judo, decorrido a 6 de Março.

No colectivo, com a AAC e a AEFMH a lutar pelo título, a Académica levou a melhor e conquistou o título de Campeã Nacional Universitária de Judo Equipas.



Lutaram apenas duas categorias no quadro feminino, -57Kg e -63Kg, com cerca de uma dezena de atletas. Joana Cesário revalidou o título de campeã Nacional Universitária na categoria de -57Kg. Já Ana Sousa, apesar de ter competido e conquistado o título de campeã na época passada na categoria de -52 kg, ficou este ano também em 1º lugar nos -63Kg.

No tapete, os judocas lutaram no quadro masculino em 6 categorias. O título de Campeão Nacional Universitário foi conquistado por Philippe Reis da AAC nos -60Kg; Pedro Jacinto da AEFMH nos -66Kg; Tomás Costa da Universidade Nova de Lisboa nos -73Kg; Ryan Melo da Universidade de Lisboa nos -81Kg; Miguel Medeiros da AAUAçores nos -90Kg e por fim, Diogo Silva também da Nova nos +90Kg.

Os ex-campeões, Sergiu Oleinic (-66Kg) e António Silva (+90Kg) não renovaram o título da época passada, conquistando o lugar de vice-campeões nas suas categorias.




De notar também a presença de Pedro Dias e Augusto Silva, atletas que representaram Portugal nas Universíadas de Belgrado de 2009. Pedro Dias foi convidado para treinador da equipa da Universidade Nova de Lisboa. Augusto Silva, Ex-campeão Nacional Universitário -73 Kg, esteve no público a apoiar o irmão, António Silva (Vice-campeão Nacional Universitário +90Kg) pois não podia competir devido a lesão. Pela mesma razão, Ana Cachola, medalha de bronze nas Universíadas, não esteve presente em Aveiro. Joana Ramos, 7º lugar em Belgrado nos -52Kg, esteve também no público a apoiar os seus colegas judocas.


Judo no Feminino

Para Ana Abreu, judoca da AEFMH e da Selecção Nacional, treina todos os dias e para si a prova universitária já não é novidade. Na época de 2008/09 foi Vice-campeã Nacional Universitária e este ano volta a revalidar o título na categoria de -63Kg.

Refere que o Judo Universitário, é pouco participativo mas a nível nacional a competição está a um alto nível. Quanto ao convívio comenta “é muito bom entre colegas da faculdade e não só”.




Sara Nascimento, também atleta da AEFMH, é federada no Sport Algés e Dafundo, caloira na universidade e na competição universitária. As expectativas nesta competição quanto a vitórias não eram muitas, mas a experiência que adquire é fundamental. Começou na modalidade há pouco tempo e diz-nos “é para continuar!”

Ficou bastante entusiasmada com o ambiente que se vive e refere “o Judo é um meio pequeno e o pessoal acaba por se conhecer da faculdade ou do clube ou de outras competições”. Não deixando de lado o facto de que participam “uns contra os outros”, mas é uma competição saudável.

Sara, lamenta que no feminino há poucas judocas: “não há comparação possível, somos muito menos participantes, mesmo a nível nacional”, dando uma estimativa de 3 a 4 judocas por Clube.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?