Gala do 105º aniversário do COP



Teve lugar ontem, na Estufa Fria, em Lisboa, a Gala do 105º aniversário do Comité Olímpico de Portugal, que premiou os melhores atletas de 2014 entre outras figuras do olimpismo português. No evento, com apresentação a cargo do jornalista Miguel Prates, foram atribuídos um total de cinco galardões.

Na Gala estiveram presentes vários ilustres, sobretudo da área do desporto, entre os quais, em representação da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Presidente do IPDJ, Augusto Baganha, e a Presidente da FADU, Filipa Godinho.

O grande destaque da noite vai para a atribuição da Medalha Olímpica à Seleção Nacional Sénior Masculina de Ténis de Mesa, um galardão que premeia o atleta/equipa do ano.

Outro grande momento desta Gala foi a distinção de Mário Gentil Quina, medalhado de Prata nos Jogos Olímpicos de Roma 1960, com o prémio Ordem Olímpica. Manuela Machado, célebre maratonista nacional, por seu lado, recebeu o prémio Medalha de Mérito, pelos seus serviços prestados ao Olimpismo.



O Prémio Juventude, atribuído ao melhor atleta jovem do pelo seu mérito desportivo e académico, foi para Ivo Oliveira, Campeão do Mundo e da Europa júnior de Perseguição em Ciclismo de Pista.

No 105º aniversário do COP, como já é habitual, foi ainda entregue o Prémio Comité Olímpico Internacional 2014, um troféu baseado em diversos temas atuais, sendo uma forma de prestigiar e valorizar o trabalho daqueles que se destacam nos mais variados domínios do fenómeno desportivo

Este ano, sob o tema o Desporto e a Arte, o galardoado foi Espiga Pinto, artista plástico já falecido, que repartiu a sua atividade por diversas áreas, da pintura e desenho à escultura e medalhística. Ao longo de mais de 50 anos desenvolveu trabalhos vários em que o desporto e os seus valores foram um dos temas preferenciais. Este prémio foi recebido pelos seus dois filhos.

Foram ainda entregues os Prémios e Menções Honrosas Prémios COP / Fundação Millennium BCP Ciências do Desporto (ver todos os vencedores aqui).



A encerrar a cerimónia, tempo para os discursos do Presidente do COP, José Manuel Constantino, e do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha.

O Presidente do COP destacou o papel que o desporto e o olimpismo devem ter na sociedade portuguesa, realçando que “colocar o desporto e os valores olímpicos num outro patamar de importância na sociedade portuguesa é o enorme desafio que temos pela frente”.

Já Augusto Baganha, por seu lado, ressalvou o trabalho das federações na readaptação às exigências que têm sido necessárias, um trabalho conjunto entre todas as partes que é considera crucial.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?