CNU Esgrima: Mais seis Campeões!



O Campeonato Nacional Universitário de Esgrima decorreu, no dia 29, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa. Na prova, organizada pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa foi o clube a levar mais medalhas para casa.



Na vertente de Espada feminina, a vitória sorriu a Inês Hermínio (NOVA), seguida pela atleta Débora Nogueira (AAULL), que conquistou a medalha de Prata. O pódio do terceiro lugar foi partilhado por Ana Alvito (AEFMH) e Ana Preto (NOVA). No masculino, Sebastião Macias (AEFMH) conquistou o Ouro, enquanto José Martins (AAUM) garantiu o segundo lugar. A terceira posição ficou para Miguel Lajoso (U.Porto) e João Morna (AEIST).



Já na prova de Florete, no feminino, Débora Nogueira (AAULL) subiu ao primeiro lugar do pódio pelo segundo ano consecutivo. Sofia Gouveia (U.Porto) arrecadou a medalha de Prata e o Bronze foi atribuído a Inês Hermínio e à colega Anna Kirova.



Do lado masculino, Pedro Macedo (AEIST) também repetiu a medalha de Ouro da época passada. António Silva (NOVA) assegurou o segundo lugar, seguido por José Martins, da Academia Minhota, e por João Roque, da Universidade do Porto, ambos no último lugar do pódio.



No Sabre feminino, Inês Hermínio voltou a subir ao pódio para receber a medalha de Ouro. No masculino, também um atleta da NOVA, António Silva, garantiu a primeira posição da classificação, seguido por Miguel Lajoso (U.Porto), no segundo lugar.

Dois campeões satisfeitos com as medalhas conquistadas




Sebastião Macias, estudante da Faculdade de Motricidade Humana e Campeão Nacional Universitário de Esgrima, na prova de Espada, tem já um vasto currículo de participações em CNUs, incluindo vários títulos nas modalidades de Pentatlo, Esgrima e Natação.

“Criar hábitos de vitória é muito importante para quem treina diariamente, como é o meu caso, ainda mais quando estou a cerca de dez dias do Campeonato de Europa de Pentatlo Moderno”, afirmou satisfeito o atleta.

Para Sebastião Macias, não foi fácil chegar ao primeiro lugar da competição. “Tive dificuldades nas três eliminatórias, mas consegui perceber o que tinha de fazer para ultrapassar os adversários, e isso para mim é um elemento fundamental para evoluir desportivamente. Ganhar sim, mas perceber como o fiz”, explicou o esgrimista.

No que diz respeito a conciliar os estudos com a carreira desportiva, Sebastião Macias admite que tem algumas dificuldades porque a prática de Pentatlo Moderno, “implica muito tempo de treino e organização diária para os objetivos serem alcançados”. “Neste momento espero terminar a minha licenciatura o mais breve possível para concentrar-me neste ciclo olímpico”, disse.



Débora Nogueira, vencedora da prova de Florete feminina e estudante na Universidade Lusíada de Lisboa, conta também com várias participações em CNU e esteve ainda a representar Portugal nas Universíadas de 2009, em Belgrado.

Para a esgrimista, que conquistou ainda a medalha de Prata na prova de Espada, o sentimento de alcançar um título “é sempre bom”, ainda mais sendo o último ano que pode participar no Campeonato Nacional Universitário.

Débora Nogueira afirma que “a competição correu bem, apesar de ter estado um pouco instável a jogar, principalmente no assalto da final”.

Questionada sobre como conciliou durante vários anos os estudos com a Esgrima, a atleta não tem dúvidas: “foi muito difícil”. “Eu acredito que tudo se consegue com um pouco de esforço e eu consegui”, explicou.

Débora Nogueira, que terminou o seu curso e já entrou no marcado de trabalho, salientou “a sorte” que teve em trabalhar perto do local onde treina.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?