CNU Natação Piscina Longa: Académica de Coimbra campeã!



O Complexo de Piscinas de Coimbra recebeu, no dia 22, as doze provas do Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Longa. A Associação Académica de Coimbra, organizadora do evento, levou para casa o troféu do primeiro lugar da classificação coletiva.

A tarde de competição começou com a prova de 50m livres, na qual Soraia Rolim (AEISCSEM), no feminino, e Gustavo Madureira (AAC), no masculino, se sagraram Campeões Nacionais Universitários.

Nos 100m costas, a atleta “da casa” Tatiana Santos chegou ao primeiro lugar, seguida por Joana Maia do Politécnico do Porto. No masculino, foi André Vaz (AAC) que ocupou o primeiro degrau do pódio.

Na vertente 50m bruços feminina, foi Joana Pinto (AAUTAD) quem conquistou a medalha de ouro, empurrando para o segundo lugar a Campeã da época passada, Diana Ferreira (IPP). No masculino, Henrique Neiva (AAUBI) levou a melhor, relegando Miguel Oliveira (AAC) para a segunda posição.



O ouro na prova de 100m mariposa foi arrecadada por dois atletas da Académica de Coimbra, Mário Pereira, no masculino, e Amélia Fernandes, no feminino.

Nos 200m estilos masculino, o vencedor foi Pedro Mendes (AAC), seguido pelo colega João Neves e, em terceiro lugar, Álvaro Silva (U.Porto). No feminino, a Campeã da prova é agora Ana Franco (AEISEG).

Por seu lado, nos 100m Livres feminino Joana Pinto (AAUTAD) não só conquistou o primeiro lugar do pódio como bateu o Recorde Nacional Universitário com o tempo 57,99. No masculino, foi o estudante minhoto Luís Vaz que garantiu a medalha de ouro, à semelhança do que aconteceu no ano anterior.

Diana Ferreira (IPP) foi a vencedora na prova de 50m costas feminino e, no masculino, o ouro foi atribuído a André Vaz, atleta da equipa da casa.



Já nos 100m bruços, pelos primeiros lugares do pódio passaram dois Campeões de outras provas. Henrique Neiva (AAUBI) foi o vencedor, no masculino, e Ana Franco (AEISEG) arrecadou o ouro no feminino.

No 50m mariposa masculino, foi batido mais um Recorde Nacional Universitário, desta vez por Carlos Santos (IPP) com o tempo 24.96. No feminino, a atleta da Beira Interior Márcia Saraiva conquistou o primeiro lugar da classificação.

Na prova de 400m livres, Luís Vaz (AAUM) voltou a sagrar-se Campeão Nacional Universitário, tal como aconteceu na época 2012/2013, e, no feminino, a vitória sorriu à nadadora da Universidade do Porto, Vânia Neves.



A fechar o dia de competição, realizaram-se as provas de estafetas. No feminino, ambas as provas (estilos e livres) foram conquistadas pela equipa da Universidade do Porto composta pelas atletas Vânia Neves, Marta Abreu, Bruna Coentrão e Sara Azevedo. Já no masculino, a Académica de Coimbra venceu também as duas competições, nos 4x50m estilos com André Vaz, Miguel Oliveira, Mário Pereira e Gustavo Madureira e, nos 4x50m livres, com João Moreira, Miguel Oliveira, Mário Pereira e Gustavo Madureira.

No final, contas feitas, a Académica de Coimbra venceu o título de Campeã Nacional Universitária com 165 pontos, seguida pela Universidade do Porto com 133 pontos e, em terceiro lugar, o Instituto Politécnico do Porto com 81 pontos.

“Ganhar é sempre uma sensação incrível”

Miguel Oliveira, estudante de Engenharia Civil e atleta da Académica de Coimbra, mostrou-se bastante satisfeito com a conquista do Troféu Coletivo no CNU Natação Piscina Longa.

“Ganhar é sempre uma sensação incrível, ainda mais quando estamos a competir em casa, junto dos nossos amigos e das pessoas de quem gostamos”, garantiu o nadador.

Numa altura em que começa a época de exames e é difícil conciliar os estudos com o Desporto Universitário, Miguel Oliveira destaca o “espírito de camaradagem e de sacrifício de todos para estarem presentes nesta competição”.

Para o atleta, as provas do DU “são muito importantes principalmente no caso das modalidades amadoras”, porque, desta forma, os nadadores “têm a oportunidade de competir, conciliando as provas com a vida académica”.

“É sempre bom rever amigos que partilham connosco o mundo da natação e esta é uma forma de integrarmos atletas de vários clubes federados numa só equipa”, explicou Miguel Oliveira.

Quanto ao futuro, o atleta, que está já a terminar o curso, acredita que “caso tenha disponibilidade profissional” estará novamente a competir na próxima época.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?