REUNIÃO SOBRE A GRIPE A H1N1

Em representação da FADU, o Presidente Luís André Couto e Secretário Geral Manuel Veloso estiveram presentes hoje dia 3 de Agosto na reunião convocada para o efeito pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto a fim de se analisar a situação decorrente da Gripe A H1N1, no âmbito do sistema desportivo. Presidida pelo Dr. Laurentino Dias, contou ainda com a presença dos Srs. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o Director Geral da Saúde e o presidente do Instituto do Desporto de Portugal.

Foi natural a preocupação manifestada pelas federações desportivas, com destaque na organização de eventos e na participação das selecções nacionais no estrangeiro, tendo os responsáveis governamentais que tutelam as áreas do Desporto e a Saúde, após apresentarem o panorama actual deste vírus e o seu enquadramento histórico, reforçado a importância das acções de informação e esclarecimento que todos devem tomar no sentido de existir um quadro de cuidados a ter no combate à propagação deste vírus, bem como manifestaram toda a disponibilidade dos serviços das direcções nacional e regionais de saúde para qualquer esclarecimento e apoio ao trabalho nesta área a ser desenvolvido por cada federação.

Não foram apresentadas quaisquer observações específicas para o praticante ou organizador de actividades desportivas, além das que são divulgadas para a população em geral. No entanto e como está previsto um aumento do úmero de casos a nível nacional o Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto referiu que num quadro diferente do actual poderá se realizar outra reunião deste tipo.

Numa reunião com a presença dos responsáveis de muitas federações desportivas e de outros organismos do movimento associativo desportivo, esteve igualmente o Dr. Carlos Magalhães, actual membro da Comissão Médica da FISU que perante a audiência deu o exemplo das Universíadas de Belgrado, o qual foi o primeiro grande evento internacional (com cerca de 18 mil pessoas envolvidas, entre atletas, oficiais, voluntários e organização) onde este fenómeno teve alguma repercussão, nomeadamente nos cuidados que todos os países tiveram de adoptar. Foi ainda distribuído em formato digital uma apresentação relativa à prevenção da gripe A e respectivas Orientações para a concepção de um Plano de Contingência – clique aqui para aceder.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?