Estão oficialmente abertos os Jogos Europeus Universitários

 

A cerimónia de abertura da 4ª edição dos Jogos Universitários Europeus, decorreu hoje, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e também com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Apresentada por Filomena Cautela e Jorge Gabriel, a cerimónia iniciou-se com o hino nacional, cantado pela fadista Cuca Roseta e prosseguiu com o desfile dos representantes das 295 universidades participantes na competição.

 

 

Foi lido o juramento do atleta pela atual campeã universitária do judo, Catarina Costa, atleta da UC. O Juramento do Árbitro foi proferido por Ricardo Santos, árbitro de basquetebol 3x3, que recebeu formação meses antes dos Jogos, tornando-se assim num dos primeiros árbitros oficias da modalidade.

Os discursos iniciaram-se com o reitor da Universidade de Coimbra, que “vê a cidade como o local ideal para a organização destes Jogos, dado o espírito académico e desportivo que é vivido”. O presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado, disse que “espera que os Jogos sejam o mote incentivador para fortalecer a identidade dos estudantes”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra afirmou que “a hospitalidade dos conimbricenses será muito positiva e motivo para fazer todos os visitantes regressar à cidade”. Já Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, disse que “os Jogos marcam o início de uma nova era que interliga o sistema desportivo e a educação superior”. Por fim, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reforçou a ideia de que “a conjunção entre a vida académica e o desporto são um exemplo que merece ser demonstrado, através de eventos como os Jogos Universitários”.

 

 

 

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou “a importância do desporto no contexto académico” e disse sentir-se “honrado” por Portugal e Coimbra receberem um evento desta dimensão.

 

 

O evento encerrou com espetáculo de vídeo mapping denominado “UC: Uma História de Luz”, que nos ofereceu uma viagem no tempo na qual dois estudantes universitários nos guiam na descoberta enquanto exploram o espólio cultural, histórico e arquitetónico da Universidade.

Foi ainda mostrado um segundo espetáculo, no qual as 13 modalidades disputadas nos Jogos foram apresentadas de uma forma dinâmica e contemporânea. “A Luz do Jogo” teve como objetivo homenagear o desporto universitário mas também referenciá-lo enquanto pilar fundamental na educação.

O Jogos Universitários Europeus 2018 vão decorrer na cidade de Coimbra entre os dias 14 e 28 de julho.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?