JOGOS EUROPEUS UNIVERSITÁRIOS 2016: Coimbra é Cidade Candidata



A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) entregou hoje na Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), o documento de Candidatura de Portugal à organização dos Jogos Europeus Universitários (EUSA GAMES) de 2016 em Coimbra. Esta será a 3ª edição do maior evento multidesportivo europeu universitário e um dos maiores alguma vez realizados em Portugal.

A Candidatura Oficial reúne o apoio do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, do Secretário de Estado do Ensino Superior, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal, bem como de todas as federações desportivas nacionais no programa proposto.

Contudo, a motivação vem da Associação Académica de Coimbra, em 3 anos consecutivos premiada com o EUSA AWARD para Melhor Universidade Europeia, que, com o apoio da Universidade de Coimbra e das Autarquias de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, abraçou o desafio na organização dos EUSA GAMES 2016.

A candidatura apresentada reúne as 8 modalidades previstas no programa da EUSA e 4 modalidades opcionais. São elas, obrigatórias, Andebol, Badminton, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol, e das opcionais, Judo, Remo, Rugby 7s e Voleibol de Praia.

Esta não é a primeira vez que a FADU apresenta candidatura. Em 2010, perdeu a corrida contra a vizinha Espanha, que organizou a 1ª edição em 2012 na cidade de Córdoba, e em 2011, apesar de demonstrar interesse, a FADU não chegou a formalizar a candidatura ao organismo europeu, com a 2ª edição a realizar-se em Roterdão no próximo ano.

Estima-se que um evento desta dimensão envolverá mais de 3.000 participantes, provenientes de todos os cantos da Europa e contará com um orçamento de cerca de 2.9 milhões de Euros.

Segundo Ricardo Morgado, Presidente da AAC, esta é uma “candidatura desafiante”, pois “foi necessária uma grande estrutura, com muitas pessoas envolvidas, para pensar e planear uma candidatura muito exigente que cumpra os altos padrões exigidos pela EUSA”. No entanto, expressa que “se trata de uma candidatura muito forte e, se aceite, será um evento histórico para Portugal.”

Para além do interesse da candidatura, Ricardo Morgado afirma que será “uma grande oportunidade para reabilitar o Estádio Universitário e algumas residências universitárias”.

Quanto ao envolvimento das entidades locais e nacionais, “tudo começou com o contacto com a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, onde foi necessário mostrar a importância e o grande interesse que o evento traria à cidade.” A abordagem às autarquias vizinhas, às autoridades nacionais e Governo Português, “foi uma resposta bastante positiva, pois estamos todos no mesmo barco, em empenho e vontade, nacional e local, de trazer tamanho evento de grande interesse público”.

Em declarações à entrega da candidatura Bruno Barracosa, Presidente da FADU afirmou que “foi com satisfação que a FADU acompanhou o empenho dos diversos agentes e forças vivas da cidade de Coimbra, especialmente da Associação Académica de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra”, manifestando a convicção de que “será um projeto com um enorme potencial de projeção não só para Coimbra, mas principalmente para o País”. Aproveitou ainda para enaltecer “a dimensão nacional deste projeto da qual é prova o apoio unânime das estruturas desportivas nacionais, e a nível governamental da parte do Sr. Secretário de Estado do Ensino Superior, do Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude e do Sr. Primeiro-Ministro de Portugal”.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?