27ª Universíadas de Verão – Kazan 2013: 31º lugar para Portugal



No culminar de 12 dias do melhor desporto universitário, Pedro Dias, Chefe da Delegação, faz o balanço da participação portuguesa.


A 27ª edição das Universíadas de Verão, em Kazan, na Rússia, chegou ao fim no passado dia 17 de julho. Com 30 atletas na delegação portuguesa a competir em 8 modalidades: Atletismo, Canoagem, Esgrima, Ginástica Artística, Judo, Natação, Voleibol de Praia e Xadrez, Portugal terminou em 31º lugar do ranking de medalhas nestas Universíadas.

A Cerimónia de Encerramento decorreu com a presença dos voluntários, participantes, habitantes da cidade e importantes individualidades, entre eles, o Primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev.

Os voluntários tiveram um papel importante no evento e souberam desempenhá-lo da melhor forma. Mais de 20.000 pessoas, oriundos não só de Kazan, mas também de vários cantos do mundo, contribuíram significativamente para o sucesso do evento.

Estas Universíadas quebraram várias marcas, com 27 modalidades em competição, 11,785 participantes, em representação de 160 países. A Delegação mais bem-sucedida foi a “equipa da casa”, a Rússia, com a conquista de 262 medalhas, entre as quais 155 de ouro. A 27ª edição não será recordada como as Universíadas mais participada de todas, mas foi a que teve mais recordes batidos. Ao todo, foram 46 novas marcas no Atletismo, 45 no Halterofilismo, 40 na Natação e 27 no Tiro.




Para a Delegação Portuguesa, o sucesso da missão foi algo a destacar. “Superou as minhas melhores expectativas, foi excecional a forma responsável e sentimento de compromisso com que todos os elementos se entregaram em representação do nosso país”, refere o Chefe de Delegação, Pedro Dias.

Perante os resultados obtidos, duas medalhas de Ouro de Fernando Pimenta, K1 500m e K1 1000m, e duas medalhas de Bronze, uma de André Alves (Judo -73 kg) e outra de Marcos Chuva (Atletismo, Salto em Comprimento), Pedro Dias transmitiu que se sente “muito satisfeito, pois responde à oportunidade que damos a vários jovens estudantes e atletas de alto rendimento, que aqui se conseguiram superar e conseguiram resultados de excelência que lhes vão proporcionar outras oportunidades”.




Não só medalhas fizeram parte das conquistas portuguesas, já que foram seis, os Diplomas de Honra a serem entregues aos atletas: Carla Salomé Rocha, 6ª classificada nos 5.000m e 10.000m, Marcos Caldeira, 8º no Triplo Salto, no Atletismo; Ana Cachola, 5ª nos -63kg do Judo; Fátima Cabrita, 8º lugar, e Fernando Pimenta, 7º lugar, em K1 200m, na Canoagem.

“Integrar o Alto Rendimento ou alcançar a qualificação para os mundiais, são exemplos que atribuem aos atletas o papel de embaixadores da carreira dupla, demonstrando que é possível praticar desporto ao mais alto nível e ter uma carreira académica em paralelo”, comenta Pedro Dias.




Esta foi a sua 12ª Universíada de Verão, mas nem sempre pode estar próximo da delegação portuguesa, ao exercer o cargo de membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). No papel de Chefe de Delegação descreve que “é excelente, mas não há comparação, são vivências distintas e sem qualquer desrespeito para com os cargos que exerci anteriormente, esta é uma experiência muito mais enriquecedora, porque estamos com a nossa delegação, com os nossos atletas”.

O evento, considerado o 2º maior evento multidesportivo, a seguir aos Jogos Olímpicos, recebeu uma atenção mediática e cobertura à escala global, aumentando a popularidade do Desporto Universitário a nível mundial.

Cada vez mais é visto o valor acrescentado da participação nas Universíadas, “todos os que têm oportunidade de ter esta experiência, quer os atletas, quer os técnicos, são os embaixadores daquilo que representa este evento e do nível desportivo que tem”, acrescentando que “contribui para o desenvolvimento desportivo dos atletas, que estão em percurso de alto rendimento e que pode integrar naturalmente os ciclos olímpicos, pois é um espaço de afirmação dos atletas”.



e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?