27ª Universíadas de Verão - Kazan 2013: Entrevista Fernando Pimenta



Fernando Pimenta, estudante na Universidade Fernando Pessoa, está pela primeira vez a participar numa competição internacional universitária, mas os seus voos já passaram pela conquista da medalha de prata em K2 1000m em Londres 2012, junto com Emanuel Silva. Em Kazan foi duplo ouro em K1 500m e 1000m, 7º lugar nos 200m e ainda galardoado com o prémio de melhor atleta em Kayak do torneio.

FADU: Duas medalhas de Ouro, um diploma, e fechar com o título de melhor atleta masculino em Kayak, qual a sensação que persiste?
Fernando Pimenta:
Foi fantástico, desde que soube que iria haver esse prémio, soube que podia lutar também por esse objetivo. Estava inscrito nas três provas de K1, sabia que tinha de ter bons resultados, mas não sabia qual a forma dos meus adversários, não sabia ao certo como eu estava, pois nos últimos tempos tenho treinado mais K2 e K4. Vim também de um Campeonato Nacional de Velocidade e chegar às Universíadas, ter duas medalhas e ser reconhecido como o melhor kayak, deixa-me extremamente satisfeito, sinto outra força e motivação para continuar a trabalhar para conseguir alcançar excelentes resultados como este.

FADU: Depois do resultado dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o resultado das Universíadas, como vais desenhar o teu caminho até 2016?
FP:
Cada vez mais afirmar-me, tenho muita coisa a melhorar e aprender, sou muito novo, mas com o trabalho em conjunto com o meu treinador acho que conseguiremos mais resultados. Antes de vir para aqui tive uma semana intensa de estágio e tal como divulguei no meu Facebook, tinha sido um treino muito duro mas muito positivo, porque consegui melhorar muito o meu rendimento e acho que consigo dar mais alegrias este ano. A longo prazo, o meu objetivo é estabelecer novas metas, lutar por elas e vou fazer por as conseguir, para tentar chegar da melhor forma possível aos JO.

FADU: Sobre o ambiente “Universíadas”, o que é que vai na bagagem?
FP:
Aconselho que os atletas de alta competição se mantenham firmes, na sua modalidade e nos estudos, pois realmente vale a pena vir aqui e viver este ambiente extraordinário! Se equiparamos este evento aos Jogos Olímpicos, pois foi isso que senti aqui, vale a pena fazer sacrifícios para chegar aqui. É importante que os mais “novos”, estudantes universitários, saibam que dentro da Universidade existe também o desporto e podem chegar a eventos como este, que serão para muitos uma janela para os Jogos Olímpicos. Se eu não tivesse estado nos JO, isto seria uma maneira de me lançar, por causa do nível competitivo, o ambiente, a organização é tudo fantástico.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?