27ª Universíadas de Verão - Kazan 2013: Entrevista Sónia Tavares



Velocista de 100m e 200m no Atletismo, Sónia Tavares participou na sua 4ª Universíadas consecutiva, onde todas têm um sabor especial. Estudante na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Sónia começa a despedir-se das “lides universitárias”. A atleta conquistou nas Universíadas de Verão em Belgrado 2009, a medalha de Bronze nos 100m.

FADU: Com um vasto currículo em Universíadas, como descreves a experiência e qual a Universíada mais “especial”?
Sónia Tavares:
A experiência acima de tudo está no espírito de grupo, somos uma delegação não muito grande, mas a verdade é que o espirito de equipa predomina, o apoio entre os atletas de várias modalidades é elevado e ajuda a dar uma motivação extra para quando vamos competir e tentar representar Portugal e a FADU ao mais alto nível. Para estas Universíadas vinha com expectativa de alcançar uma medalha, estava-me a sentir bem, num bom momento de forma, infelizmente não consegui repetir o feito em Belgrado 2009. Essas foram até agora as minhas melhores Universíadas, também pela medalha conquistada, mas é bom saber que este ano, com um lote tão reduzido de atletas, conseguimos alcançar sempre bons resultados e espero que consigamos ainda mais medalhas.

FADU: O que achaste das equipas participantes e do nível praticado?
S.T.:
A nível geral, a Rússia apostou muito nos seus atletas, participaram aqui muitos medalhados olímpicos e por isso o nível está muito elevado, em quase todas as modalidades. No Atletismo, nos 100m por exemplo, correu ao nível de 2009, apesar de Shenzhen ter sido muito elevado. Já nos 200m desta edição tornou-se mais difícil para mim conseguir a final, pelos atletas que estão aqui.

FADU: Os estudos e o desporto, são compatíveis?
S.T.:
É complicado concilicar os treinos com a carga horária da Faculdade, o meu curso tendo apenas uma turma, mas tem sido possível optimizar o dia e conseguir fazer as duas coisas. À medida que o tempo vai passando, o nível aumenta e o rendimento tem de ser maior para os dois lados. Neste momento tenho de me decidir mais pela Faculdade, porque esta também é a última vez que posso participar nas Universíadas.

FADU: Em jeito de despedida, que mensagem queres deixar?
S.T.:
Quero dar os parabéns pela excelente delegação portuguesa nas quatro Universíadas que tive o prazer de representar. São sempre impecáveis, atletas, treinadores, oficiais, de todas as modalidades. Desejo o maior sucesso a todos os atletas que venha representar Portugal e que se sintam motivados. Não se deixem influenciar pelos adversários, acabamos por diminuir a nossa prestação porque achamos que os outros são melhores, mas não. Somos sempre capazes de alcançar melhores resultados e as vezes medalhas que não se espera alcançar.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?