Apresentação do PNED: Bruno Barracosa nomeado Embaixador



Nélson Évora e Vanessa Fernandes homenageados perante uma plateia representativa do panorama desportivo português.


No Teatro Camões, em Lisboa, decorreu a cerimónia de apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto, sob a presidência do Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares (MAAP), Dr. Miguel Relvas, acompanhado pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ), Prof. Doutor Alexandre Mestre.

No dia 27 de Fevereiro, várias foram as personalidades, ligadas aos mais diversos quadrantes da Sociedade Portuguesa, que marcaram presença nesta sessão. Rosa Mota, Nuno Delgado, Vitor Baía, Nélson Évora, Vanessa Fernandes e Telma Monteiro, foram alguns dos atletas e ex-atletas presentes.

Na sua intervenção, o SEDJ Alexandre Mestre referiu que o PNED estará em vigor durante a presente legislatura e salientou o espírito da iniciativa marcada pela valorização positiva, pelos valores morais e humanísticos, que visa o fomento de cidadania e respeito.

Durante a sessão teve também a palavra o Dr. José Carlos, Coordenador do PNED, a Dra. Manuela Eanes, em nome da Comissão de Honra, o atleta Nélson Évora, em nome dos Embaixadores, sendo encerrada pelo Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Miguel Relvas.




Destaque para a apresentação da Comissão de Honra, composta, entre muitos, pelo Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva e o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, membros do Governo, os presidentes do Instituto do Desporto de Portugal, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Comité Olímpico de Portugal, do Comité Paralímpico de Portugal, entre outras entidades e personalidades do desporto.

Foi salientada a importância das individualidades que terão a função de Embaixadores da Ética Desportiva, para a difusão do plano. Serão largas dezenas de embaixadores, sendo eles atletas, treinadores, dirigentes, entre outros agentes. O Presidente da FADU, Bruno Barracosa foi também nomeado Embaixador do PNED.


Fernando Parente, Diretor dos Serviços Desportivos da Universidade do Minho, Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude e Bruno Barracosa, Presidente da FADU


Dos pódios ao Mérito Desportivo



O Governo aproveitou o momento para distinguir Nelson Évora e Vanessa Fernandes com medalhas de ouro de Honra ao Mérito Desportivo. O SEDJ entregou os galardões e diplomas salientando a carreira desportiva, o currículo e as qualidades humanas de ambos os atletas.

Entre outros títulos, Nelson Évora é Campeão Olímpico e medalha de Ouro nas Universíadas de 2009 e 2011 em Triplo Salto e Vanessa Fernandes é Vice-campeã Olímpica de Triatlo.


PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO (PNED)




O PNED é uma iniciativa dirigida à população em geral, com especial incidência nas crianças e nos jovens, que visa um conjunto de ações estruturadas e planificadas que promovem os valores inerentes ao desporto consagrados em documentos como a Carta Olímpica (Comité Olímpico de Portugal) e o Código de Ética do Desporto (Conselho da Europa). É, portanto, um combate a fenómenos como a corrupção, a violência, o doping, a intolerância, o racismo e a xenofobia.

O fair play, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar, a valorização humana do indivíduo, o voluntariado, a educação, entre outros, são valores que com este Plano se querem ver assimilados e vividos na prática desportiva.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?