FISU Conference: FADU marcou presença em Erzurum



De 24 a 27 de Janeiro decorreu a Conferência de Inverno da FISU, na cidade de Erzurum, Turquia. Durante 4 dias este éum espaço de formação integrado no programa das Universíadas, quer nas de Verão, quer nas de Inverno.

Depois de Harbin em 2009, Erzurum recebeu a 2ª edição da Conferência de Inverno, que reuniu representantes de vários países oriundos de todas as partes do mundo, incluindo alguns elementos das delegações participantes nas Universíadas.

A FADU esteve presente e fez-se representar pela primeira vez na edição de Inverno por Pedro Almeida (Administrador), Ricardo Pinto (Vice-presidente) e Manuel Veloso (Secretário-geral).

De Portugal, destacamos também a participação de Fernando Parente, Chefe do Departamento de Desporto da U. Minho (presente também nas Universíadas, na qualidade de membro da Comissão de Controlo da FISU) e Bruno Almeida, Director do Gabinete de Desporto da Universidade do Porto.


Da esq-dir: Manuel Veloso (Secretário-geral FADU), Carlos Magalhães (Membro da Comissão Médica FISU), Pedro Dias (Membro Comité Executivo FISU), Bruno Almeida (GADUP), Ricardo Pinto (Vice-presidente FADU) e Pedro Almeida (Administrador FADU)


A Conferência da FISU, tal como o Fórum, incluiu diversos momentos de formação, apresentações e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Desporto Universitário. No entanto, este evento distingue-se por ter uma componente mais científica e porque, além dos oradores convidados pela organização, tem vários oradores que se inscreveram previamente para participar com apresentações sobre temas mais variados.

Característico destes momentos de formação, foi também uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Estes são oriundos de diversas áreas e organizações, desde federações nacionais de desporto universitário, a instituições de ensino superior, empresas, docentes, estudantes, dirigentes e profissionais do desporto.

Do programa destacamos o tema central desta conferência: “O impacto do desporto universitário no desenvolvimento regional e na saúde”. Foi ainda possível ouvir e discutir sobre os mais tópicos relacionados com esta temática:
- Contribuição do desporto universitário para a saúde e bem-estar;
- A medicina desportiva, a segurança e os primeiros socorros nos desportos de Inverno;
- Ética no desporto universitário e no desporto em geral e o seu contributo para a sociedade, a ciência, a estabilidade mundial e a paz;
- Contribuição do Desporto Universitário para o desenvolvimento económico sustentável e questões ambientais: uma plataforma para a mudança no desenvolvimento regional, dos estados e do mundo
- O ensino e o treino nos desportos de inverno: o ensino das técnicas e métodos de treino; a ciência e o treino




Disponibilizamos o Livro com os Sumários de todas as comunicações apresentadas nesta Conferência - download
Mais informações estão disponíveis na página oficial em: www.winteruniversiadeconference2011.org.

Brevemente contamos ter disponível na página da FADU as respectivas apresentações e conclusões desta conferência.


Fotos da Cerimónia de Abertura da 25ª Universíada de Inverno, Erzurum - Turquia











e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?