DE OLHOS POSTOS NA EUROPA: Participação Portuguesa

Depois de meses de competição em solo nacional, os melhores dos Campeonatos Nacionais Universitários vão rumo aos Europeus Universitários mostrar provas do que valem. São cerca de 220 atletas, em representação de 8 Instituições do Ensino Superior que irão representar as cores de Portugal e da sua instituição. Em grande destaque, está a Universidade de Coimbra/AAC, que levará cerca de 80 atletas aos Campeonatos Europeus Universitários (CEU) em diversas modalidades.





Aproxima-se a primeira data, o Campeonato Europeu Universitário de Andebol, de 14 a 20 de Junho, a decorrer em Nicósia, no Chipre. Para esta competição seguem as equipas da Universidade do Minho/AAUM (masculino) e a Universidade do Porto (feminina).

Os minhotos, Bicampeões Nacionais Universitários e por 3 vezes vice-campeões da Europa, procuram alcançar o troféu de campeão perdido na final contra a Rússia em 2009. No feminino, a equipa da Universidade do Porto, Tetra-campeã Nacional Universitária, experiente no que toca a representações europeias, alcançou o 6º lugar em Ljubljana, Eslovénia, na época anterior.

O CEU de Badminton, conta vai já na sua 7ª edição, destacando-se a 3ª ter sido organizada pela Universidade de Lisboa, em 2006. Este ano realiza-se em Nancy, França, de 15 a 20 de Junho, e com a presença de 16 atletas nacionais, que competem nas vertentes Individual e Equipas. Coimbra, Lisboa, Minho e Madeira, são as Universidades participantes. Em 2009, os minhotos alcançaram o 15º lugar de Equipas, em Genebra, na Suíça.

Em Kazan, Rússia, de 22 a 26 de Junho, realiza-se o 4º CEU de Ténis de Mesa, onde a Universidade de Coimbra/AAC e a Universidade do Minho/AAUM estarão representadas com 3 atletas cada, participando ambas na competição individual e por equipas masculinas.

Já em Julho, teremos o 7º CEU de Voleibol de Praia, igualmente em Kazan, de 5 a 11. As duplas feminina e masculina de Coimbra e as duplas campeãs nacionais universitárias feminina da invicta (UPorto) e masculina da Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana/AEFMH, darão com toda a certeza luta numa competição cheia de valores europeus.




No Rugby Sevens, as atenções estão viradas para a Universidade de Coimbra, as equipas mais fortes do país na modalidade. Contudo, também a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias/AEFCT-UNL, irá participar neste 4º CEU de Rugby 7s (14 a 17 de Julho). Da “Cidade dos Estudantes” para Córdoba (Espanha), com um historial nacional considerável, as equipas da UC tentam alcançar melhores resultados. Em 2009 na cidade de Bristol (Inglaterra) a equipa masculina sagrou-se Vice-campeã da Europa e a equipa feminina, conquistou um honroso 4º lugar.

No Basquetebol, o Instituto Politécnico do Porto, no feminino e Universidade de Coimbra/AAC, no masculino, viajam até Poznan na Polónia, de 18 a 25 de Julho para disputarem um dos dois mais antigos europeus universitários, que estreando-se em 2001 em Aveiro comemora este ano a 10ª edição.




Pela primeira vez Campeã Nacional Universitária, a equipa masculina do Instituto Politécnico do Porto irá até à capital da Polónia, Varsóvia, de 18 a 25 de Julho, participar no 8º CEU de Futebol. Em 2009, o IPLeiria ficou em 13º lugar. Em estreia absoluta, Portugal vai estar representado neste mesmo campeonato pela equipa feminina da Universidade de Coimbra/AAC, na variante de Futebol 7, sendo com expectativa que se aguarda esta participação.

No 7º CEU de Futsal, ficaram apuradas a equipa masculina da Universidade do Minho/AAUM e a equipa feminina da Universidade de Coimbra/AAC, para ir até à capital da Croácia, Zagreb que estreia de 18 a 25 de Julho a competição europeia feminina. Em 2009, a equipa masculina da Universidade de Coimbra/AAC ficou num brilhante 4º lugar da classificação. Com elevado palmarés ao nível de ambas as selecções nacionais universitárias, também se espera muito da participação das equipas portuguesas.

De 22 a 29 de Julho, o Voleibol vai reinar em Varsóvia. A equipa feminina conhece a competição de outros anos. As raparigas da Universidade do Minho/AAUM, vestem pela 4ª vez a camisola num europeu e dão o seu melhor. Nos rapazes, a equipa do Instituto Politécnico do Porto, mostrou a sua superioridade dentro das 4 linhas e disputa agora um "lugar ao sol" na capital da Polónia.

Como é tradição, deixamos o melhor para o fim. Este ano, Coimbra recebe o Campeonato Europeu Universitário de Ténis, nos remodelados courts do Estádio Universitário da “Cidade dos Estudantes”. De 25 a 31 de Julho, Portugal recebe pela 6ª vez um Campeonato Europeu Universitário. Número este, que crescerá para o ano, com o atribuído CEU de Ténis de Mesa 2011, organizado pela Universidade da Madeira.

Para além das equipas da casa, a equipa feminina da Universidade de Lisboa e a equipa masculina da Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana/AEFMH, ambas Campeãs Nacionais Universitárias por equipas, terão o seu lugar na prova.






Para finalizar, é também possível a participação portuguesa nos CEUs de Remo e Golf, contudo, ainda não são conhecidos os representantes lusos.

Em www.fadu.pt acompanhe a par e passo a participação portuguesa nos Europeus Universitários. Podem aceder também a estas e outras informações e historial destes Campeonatos na página oficial da Associação Europeia do Desporto Universitário, em www.eusa.eu.


5º CEU ANDEBOL | 13 a 20 Jun – Nicósia, Chipre | www.handball2010.eusa.eu

7º CEU BADMINTON | 15 a 20 Jun – Nancy, França | www.eucbadminton2010.eu

4º CEU TÉNIS DE MESA | 22 a 26 Jun – Kazan, Rússia | www.s-kazan.ru

7º CEU VOLEIBOL DE PRAIA | 5 a 11 Jul – Kazan, Rússia | www.s-kazan.ru/volleyball

4º CEU RUGBY 7 | 14 a 17 Jul – Córdoba, Espanha | www.eusarugby2010.com

10º CEU BASQUETEBOL | 18 a 25 Jul – Poznan, Polónia | www.eusabasketball2010.poznan.pl

8º CEU FUTEBOL | 18 a 25 Jul – Varsóvia, Polónia | www.football2010.azs.waw.pl

7º CEU FUTSAL | 18 a 25 Jul – Zagreb, Croácia | www.futsal2010.info

10º CEU VOLEIBOL | 22 a 29 Jul – Varsóvia, Polónia | www.volleyball2010.azs.waw.pl

7º CEU TÉNIS | 25 a 31 Jul – Coimbra, Portugal | www.euctennis2010.com
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?