CEU Ténis de Mesa: U.Porto representou as cores portuguesas


Decorreu entre 19 e 23 de junho o Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa, onde estiveram presentes os estudantes-atletas da Universidade do Porto a representar Portugal. A equipa portuguesa teve duros confrontos na prova que teve lugar em Genebra, na Suíça.

O primeiro dia foi dedicado à competição de equipas. No feminino, Ana Torres, Sara Costa e Joana Mota tiveram um mau começo, perdendo os primeiros jogos, mas na segunda metade do quadro competitivo recuperaram e venceram todas as provas, conquistando assim o 9º lugar.

No masculino, Jorge Costa, Francisco Fraga e Luís Gomes também não foram logo bem-sucedidos à primeira e acabaram por ganhar apenas um jogo, frente à Universidade de Nottingham, classificando-se em 15º lugar.

Mas longe dos estudantes portugueses desanimarem, porque a competição ainda não ia a meio. Faltavam ainda as vertentes pares e individual de ambos os géneros por jogar.

Na primeira competição, Joana Mota e Sara Costa formaram o par que defrontou a dupla russa e com a qual acabaram por perder e sair logo da competição. O par classificou-se em 14º lugar. Já Francisco Fraga e Jorge Costa chegaram aos oitavos, após vencerem o par do Reino Unido, mas nos oitavos já não conseguiram ser superiores aos polacos, que alcançaram o bronze. O desempenho dos portugueses garantiu-lhes a 10ª posição entre os 31 pares.

Restava assim a competição individual, onde desta vez as meninas foram mais longe. No masculino, todos disputaram apenas um jogo. Luís Gomes e Jorge Costa perderam frente a atletas alemães, um de Hamburgo e outro de Berlim, e o Francisco Fraga cedeu à oposição polaca.



Jorge Costa revelou-se surpreendido pela qualidade dos adversários nesta prova universitária, mas assume que o seu grupo deu “o seu melhor”. “Não estava à espera que o nível fosse tão elevado. Outras universidades levaram atletas que eram de seleção nacional e alguns vão estar presentes também nas Universíadas de Verão, em Gwangju”, afirma. O atleta volta a entrar em prova também nas Universíadas de Verão, que vão decorrer de 3 a 14 de julho.

No último dia de prova, já só se encontravam as meninas em prova, estando as três nos 16-avos de final, após terem cada uma vencido o seu primeiro jogo. Mas das três, apenas Ana Torres passou aos oitavos de final, ao levar a melhor frente à atleta polaca. Nos oitavos-de-final, Ana Torres voltou a encontrar uma atleta polaca mas desta vez não teve a mesma sorte, acabando por perder 3-1.

Para Ana Torres, as portuguesas tiveram “azar nos sorteios, acabando por defrontar atletas que posteriormente chegaram às meias-finais e às finais”. A estudante, assim como Jorge Costa, aproveitou o momento para elogiar a organização deste campeonato.

Estava assim terminada a participação da universidade da cidade invicta no Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa.

Fotografias: U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?